Google, Meta e Apple apontam armas à Rússia!

A Rússia iniciou um ataque contra a Ucrânia na quinta-feira passada. Uma acção que foi muito criticada por vários governos, empresas e personalidades em todo o mundo. Isto já para não falar da própria população russa. Agora é a vez de várias empresas de tecnologia como a Google, Meta e Apple apontarem armas à Rússia.

Google, Meta e Apple apontam armas à Rússia!

meta rússia

De facto há várias redes sociais, serviços de vídeo e outras plataformas a bloquearem organizações de notícias Russas e que normalmente partilham propaganda do governo. A Google confirmou o bloqueio dos canais ligados à Rússia no YouTube. Entretanto a Meta e o TikTok também restringiram o acesso da televisão estatal RT e da agência noticiosa Sputnik às respetivas plataformas. A Microsoft juntou-se a estas empresas e removeu a app RT da Microsoft Store e retirou a RT e a Sputnik como fontes do Microsoft Start e MSN.com. A Apple resolveu também remover estas apps da App Store. Ou seja, todo o mundo está a caminhar na mesma direção.

google russia

Mas nem tudo diz apenas respeito à informação. Dito isto, vários bancos russos já não estão acessíveis através do Apple Pay e Google Play. Isto devido às sanções internacionais. Para além disso, a Apple já deixou de vender hardware na Rússia.

apple rússia

Também houve mais tomadas de posição a chegarem de Barcelona. Por exemplo, várias empresas russas foram banidas do Mobile World Congress.

Para além disso de acordo com as sanções já em vigor, que bloqueiam parte do fornecimento de chips de alta performance para a Rússia, a Intel e AMD suspenderam todas as entregas acordadas. Isto pode vir a ter um impacto muito significativo na indústria Russa.

Intel e AMD decidiram dizer não à Rússia

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Portanto, é preciso salientar que esta suspensão está no lado profissional, tanto a AMD como a Intel vão continuar a fornecer processadores pensados para o consumidor normal, como são as gamas Core 12000 e Ryzen 5000.

Entretanto, as sanções nos semicondutores só começam no dia 3 de Março. Ainda assim, tanto a AMD como a Intel decidiram cancelar todas as encomendas, no imediato.

Quais são as consequências?

Bem, isto pode vir a provocar faltas de material muito significativas na indústria da aviação, na banca, e até na exploração espacial. Além disto, também pode vir a afetar sistemas críticos, tanto em corporações importantes, como até em ramos governamentais.

Curiosamente, tal como a China, a Rússia tem feito alguns esforços para se tornar independente de tecnologia estrangeira. Contudo, ao contrário da aliada China, a Rússia está a falhar neste esforço, como é o exemplo do chumbo do CPU Elbrus-8C, recentemente rejeitado pela indústria Russa, depois de testes de stress falhados.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também