Acha que um carro eletrificado, ou seja híbrido, ou 100% elétrico, é um carro completamente normal, igual a um qualquer outro veículo a gasolina ou gasóleo. Bem… É, mas ao mesmo tempo, também não é.
A maneira como a energia é gasta, na bateria, não é exatamente igual à maneira como o combustível é gasto num carro movido a gasolina ou gasóleo. Por isso, é possível criar rotas diferentes, e potencialmente mais eficientes.
Sendo exatamente por isto que a equipa responsável pelo desenvolvimento e manutenção do Google Maps vai avançar com a implementação de uma funcionalidade capaz de criar rotas para carros eletrificados, que podem, ou não, ser diferentes das rotas normais.
Google Maps vai ter rotas ‘especiais’ para elétricos e híbridos
Portanto, no ano passado, o Google Maps começou a oferecer rotas alternativas mais eficientes, de forma a viajar do ponto A para o ponto B, de forma mais poupada, ou pelo menos mais amiga do ambiente. Aliás, se uma destas rotas demorasse o mesmo tempo, ou fosse ligeiramente mais demorada (1~2 minutos), esta seria sempre a rota escolhida por defeito.
Assim, dentro destes moldes, vamos ver uma implementação de algo muito similar, feita a pensar nos carros 100% elétricos, ou híbridos. Afinal de contas, como dissemos em cima, a rota mais eficiente para um carro a combustão, não tem necessariamente de ser a melhor rota para um carro eletrificado.
Pois bem, como é que tudo funciona?
Na versão beta 11.39 do Google Maps, pode escolher o tipo de veículo que está a conduzir (Gasolina, Gasóleo, Elétrico ou Híbrido). Posteriormente… Bem… Tudo é feito de forma automática. Com a app a ter em conta a altitude, o declive, a distância total, entre outras métricas. De forma a apurar a melhor rota possível para si, e para o seu automóvel.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Boa funcionalidade? Vai fazer a diferença? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!