Google Maps: se não estiver atento vai parar ao sítio errado!

Hoje em dia confiamos bastante nos sistemas de navegação e isto até faz algum sentido. É que afinal de contas eles devem estar sempre um passo à frente. Dito isto, em teoria, levam-nos ao nosso destino com a maior rapidez possível e evitando eventuais obstáculos. O problema é que nem sempre é assim. Dito isto se não estivermos atentos ao Google Maps podemos acabar por ir parar ao sítio errado. O grande questão é que as coisas não estão a correr muito bem com o Maps, mas no que diz respeito ao Waze, sobretudo no Android Auto, também estão a ocorrer alguns problemas.

Google Maps: se não estiver atento vai parar ao sítio errado!

O sistema de redirecionamento do Google Maps está a funcionar de uma forma terrível e isso atraiu uma nova onda de críticas. De facto, esta situação está a levar utilizadores a abandonar o Google Maps em revolta.

Como resultado disto os utilizadores estão a classificar a aplicação com apenas uma estrela. Isto num máximo de cinco. Assim a classificação geral do Google Maps caiu para 4,1 pontos. Isto apesar de ser a app de navegação número um no mundo.

Mas afinal qual o motivo para tantos problemas?

A maioria das pessoas reclama que o Google Maps de forma silenciosa e automática encontra uma nova rota e ativa-a durante a navegação sem sequer pedir permissão. Outros afirmam que, ocasionalmente, a nova rota muda o destino para um local aleatório, obviamente enviando-os para um lugar completamente diferente.

Escusado será dizer que é fácil ver por que isso é um problema tão grande. Se os utilizadores não olharem para o ecrã quando o redirecionamento ocorrer, eles acabarão por ir para um destino diferente, já que o Google Maps não parece fornecer nenhuma confirmação sobre a alteração.

Outros acreditam que o sistema de redirecionamento não faz sentido, simplesmente porque envia as pessoas para estradas alternativas para eventualmente economizarem apenas alguns segundos.

Não importa se estas reclamações são bem fundamentadas ou não. A verdade é que o Google Maps parece estar a empurrar mais e mais utilizadores para outras apps. Logicamente a grande alternativa está a ser o Waze, mas ao que parece não para quem está no Android Auto.

Problemas também no Waze

No mundo do concorrente do Google Maps, cada vez mais utilizadores parecem estar a ter dificuldades quando estão ao volante.

Enquanto o Waze continua a funcionar corretamente e a alertar os utilizadores dos incidentes, as notificações que aparecem no ecrã já não desaparecem do Android Auto. Por outras palavras, quando a aplicação mostra um aviso de que vamos em direção a um radar, a mensagem permanece permanentemente no ecrã, sem desaparecer.

Por defeito o esconde Waze automaticamente o aviso depois de passar pela localização assinalada. Esta abordagem faz todo o sentido. Os utilizadores não têm de tirar as mãos do volante para interagirem com a aplicação. Assim o nível de distração permanece no mínimo.

No entanto, devido ao que parece ser um bug, alguns dos avisos, incluindo os que dizem respeito aos radares permanecem no ecrã.

Tirá-los manualmente é atualmente a única maneira de os descartar, mas é claro que isto não é, de forma alguma, algo que queiramos fazer regularmente.

O pior é que a equipa do Android Auto não parece estar muito interessada em lidar com esta falha. Um beta tester do Waze explica nos fóruns da Google que a equipa do Android Auto não vai resolver a falha porque está ocupada a trabalhar numa grande revisão da app. Muito provavelmente, a Google quer ter a certeza de que o próxima atualização chamada Coolwalk está a funcionar sem falhas, pelo que a maioria dos esforços estão direcionados para esta grande atualização.

No entanto, o mesmo editor diz que a equipa da Waze também está a investigar a falha, o que significa que uma correção pode eventualmente chegar se a sua app for a responsável pelo problema nas notificações. Se não for, e o Android Auto é o culpado, as coisas podem levar muito mais tempo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também