O Google Maps acaba de ganhar uma nova função. No entanto, apesar de parecer interessante tem o outro lado da moeda. É que vai passar a ser seguido para todo o lado. Para a maioria das pessoas isto não é um problema. Agora para quem leva a sério a privacidade isto pode ser uma questão muito importante. É que ninguém quer ser seguido para todo o lado, quer seja via Google Maps ou outra app qualquer.
Google Maps: atenção agora vai ser seguido para todo o lado!
A Google passou a disponibilizar diversas funções muito interessantes para o Google Maps na forma de um Widget. Na prática chama-se Know Before You Go, ou, saiba tudo antes de sair, em Português.
O novo Widget tem como principal objetivo ajudar. Ora na janela principal mostra um pequeno mapa com a sua localização atual. Lembro que este widget só está disponível num quadrado um por um. Assim, não vai ocupar muito espaço no ecrã mas ajuda a percebermos o trânsito à nossa volta. Assim e sem abrirmos o Google Maps e nem sequer colocarmos o nosso destino ficamos logo a saber se as estradas à nossa volta estão congestionadas, fechadas ou a andar bem.
No entanto, este widget não revela apenas o que se passa à nossa volta. Quando carregamos nele abre o Google Maps exatamente na nossa localização com algumas informações extra acerca do sítio onde estamos.
E que informações extra são essas?
Bem conseguimos ver os horários de funcionamento das lojas à nossa volta, críticas a restaurantes e os menus, informações das empresas e fotografias partilhadas por outras pessoas.
No entanto tudo isto chega com um único senão. É que para este Widget funcionar bem no iPhone então tem de saber onde estamos a toda a hora. No entanto isto tem toda a lógica. Num widget dinâmico a informação tem de ser… dinâmica e em tempo real. Assim não é de estranhar que o Google Maps tenha de passar a saber onde estamos a toda a hora.
O Google Maps está disponível para Android aqui e para iPhone aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!