Google Maps para Android e iOS vão permitir que tenha segredos

O Google Maps está a receber uma nova atualização centrada na privacidade com três funcionalidades importantes. Neste caso específico isto significa que o Google Maps para Android e iOS vão permitir que tenha segredos.

Google Maps para Android e iOS vão permitir que tenha segredos

Numa publicação a Google anunciou que todos os utilizadores do Google Maps poderão em breve eliminar a sua atividade relacionada com locais específicos diretamente da aplicação. Assim, se visitar um local com frequência e não quiser que alguém ande a bisbilhotar o seu telefone para saber onde esteve, pode simplesmente apagar as suas pesquisas, direções, visitas e partilhas com apenas alguns toques. A funcionalidade começará a chegar à aplicação Google Maps para Android e iOS nas próximas semanas.

segredos, Google Maps segredos

Mas há mais novidades. Assim a Google está a tornar possível armazenar a sua Timeline no seu dispositivo em vez de na nuvem, por defeito. Esta função no Google Maps foi concebida para lhe mostrar um resumo de onde esteve. Funciona quando o histórico de localização está ativado no Google Maps. Agora a Google afirma que irá armazenar a cronologia localmente no seu dispositivo para lhe dar mais controlo sobre os seus dados. O utilizador também poderá eliminar a totalidade ou parte da sua informação em qualquer altura e desativar totalmente esta opção.

Se estiver a mudar de dispositivo e não quiser perder os seus dados, pode sempre fazer uma cópia de segurança na cloud. Neste caso, a Google afirma que irá encriptar as suas informações para que ninguém, exceto o utilizador, as possa ler.

A terceira novidade também é interessante…

Assim a Google também definiu a definição de eliminação automática no Google Maps para três meses por predefinição. A definição é ativada quando se liga pela primeira vez o histórico de localizações. A partir de agora, os dados de localização e de movimento serão automaticamente eliminados de três em três meses. Anteriormente, a eliminação automática estava definida para 18 meses por predefinição. Pode sempre alterar as predefinições se pretender manter a sua cronologia durante mais tempo ou desativar a eliminação automática, se assim o desejar.

As alterações à funcionalidade Timeline surgem no próximo ano, tanto no Android como no iOS. A Google diz que o utilizador receberá uma notificação quando a atualização chegar à sua conta.

Entretanto, por último, a Google está a facilitar o acesso aos controlos de localização no Google Maps. Agora, pode tocar no ponto azul que mostra a sua localização atual para aceder a definições avançadas, como o histórico de localização ou os controlos da cronologia. Os novos controlos de ponto azul começarão a chegar ao Google Maps para Android e iOS nas próximas semanas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também