Google Maps acaba de receber uma super-novidade para o ajudar!

O Google Maps é uma aplicação em que o modelo de rotas está sempre a evoluir. No início do ano, sofreu várias modificações que de algum modo estão de acordo com o que se passa no mercado automóvel. Por exemplo, o Google Maps já não sugere a rota mais rápida para um destino específico, mas indica aquele que tem menor pegada de carbono. Assim, a Google quer ajudar os condutores a reduzir o consumo de combustível. Dito isto, configurar o Google Maps para fornecer rotas mais eficientes é uma forma de o fazer. Mas agora há mais uma super-novidade que o Google Maps acaba de receber.

Google Maps acaba de receber uma super-novidade para o ajudar!

 

Desta vez é uma função que permite ao Google Maps determinar quando é que os condutores estão a fazer travagens bruscas, o que normalmente significa uma maior probabilidade de colisão. Depois fornece rotas alternativas que supostamente são mais seguras.

Mas por que razão isto é um update tão importante para o Google Maps e para os seus utilizadores?

Google Maps receber

Se um carro na estrada desacelera bruscamente, o condutor do veículo atrás precisa de agir rápido e carregar com força nos travões. Isto força o próximo a fazer a mesma coisa. Por conseguinte, a probabilidade de um acidente aumenta substancialmente. Especialmente se isso acontecer a altas velocidades.

Equipar o Google Maps com funções para determinar as rotas onde os condutores são mais propensos a travar a fundo deve melhorar substancialmente a segurança nas estradas públicas.

Antes de o Google Maps poder fornecer aos condutores rotas mais seguras, a aplicação necessita primeiro de determinar onde estão os condutores das estradas mais propensos a travar. Para tal, a empresa recorre a dados de condutores que utilizam o Google Maps. Sensores como giroscópios e acelerómetros ajudam a deteminar quando é que isto ocorre.

Claro que não dá apenas para confiar nestes sensores. Assim há muitos motivos para pararmos. É aqui que entre a inteligência artificial. É feita uma análise que inclui vários fatores e graças a ela a Google sabe exatamente o que aconteceu. Para além disso, cruza esse dados com os de outros condutores na mesma estrada.

Esta novidade vai estar disponível tanto para Android como para iPhone.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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