Nos últimos dois anos, o software e a tecnologia propriamente dita têm evoluído significativamente. Isto é notório na utilização da biometria para desbloquear o smartphone. O mesmo na verificação periódica dos sinais vitais por parte de um smartphone. Isto para não falar dos populares assistentes digitais que até podem conversar connosco. De todas as novidades, as que permitem acompanhar a saúde são sem dúvida as mais interessantes. É que na prática podem salvar vidas, especialmente a uma escala individual! Mas e se uma aplicação pudesse salvar centenas de pessoas e até uma cidade inteira? É exatamente isso que o Google Maps passa a poder fazer!
Uma novidade que salva vidas acabou de chegar ao Google Maps.
O Google Maps já fornece informações relevantes durante períodos de crise com alertas do SOS.
Estes incluem atualizações em tempo real acerca de uma determinada situação. Exemplo, um mapa da área afetada, informações de contacto de emergência e traduções de frases comuns no idioma local. Agora e com a atualização mais recente do Maps, os alertas estão a expandir-se com gráficos mais detalhados e um novo sistema de navegação que fará o possível para salvar centenas, se não milhares de pessoas. Faz-me pensar o quão útil esta funcionalidade poderia ter sido em algumas tragédias que ocorreram no nosso país.
Por exemplo, no caso de uma tempestade ou de um furação, recebemos automaticamente um cartão de notificação de crise no Google Maps. O mapa também vai revelar a trajetória prevista da tempestade, juntamente com os horários em que o furacão deverá atingir determinadas áreas próximas. Se estivermos a passar por uma região afetada, recebemos um alerta que nos sugere uma rota mais segura.
Estes alertas dão conta de vários perigos, muitos deles em tempo real. Terramotos, inundações, tsunamis, tempestades. Enfim, uma mão cheia de calamidades.
No caso de um terremoto, a notificação de crise revela um “shakemap”, que é uma visualização do epicentro do terremoto, magnitude e como as áreas adjacentes foram afetadas. As previsões de inundações notificam acerca de possíveis cheias, bem como onde vão ocorrer e para onde as águas deverão fluir. A Google afirma que isto é especialmente importante em regiões como a Índia, onde ocorrem mais de 20% das mortes globais relacionadas com inundações.
O renovado sistema de alertas vai chegar ao Android, iOS e à versão Web do Google Maps nas próximas semanas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!