Em breve já vamos poder utilizar o Google Maps para conhecermos as localizações das bicicletas partilhadas e ficarmos a saber quantas estão disponíveis. Lisboa ainda não está incluída, mas há muitas cidades que recebem já este serviço. Lembramos que esta novidade começou a ser testada no ano passado na cidade de Nova Iorque.
Google Maps recebe grande novidade para a mobilidade!
As bicicletas partilhadas são uma forma ecologicamente correta de as pessoas se deslocarem nas principais capitais europeias que vão receber esta funcionalidade em primeira mão. Nos EUA, o Google Maps já começou a revelar estas informações de partilha de bicicletas em Chicago, Los Angeles e na área da Baía de São Francisco, para além de Nova York.
Esta nova funcionalidade é possível graças aos dados do Ito World, um serviço que tem a localização de estações de bicicletas partilhadas, bem como informações acerca do número de bicicletas.
Aqui está a lista completa das 23 cidades iniciais onde este serviço está disponível:
Barcelona, Berlim, Bruxelas, Budapeste, Chicago, Dublin, Hamburgo, Helsínquia, Kaohsiung, Londres, Los Angeles, Lyon, Madrid, Cidade do México, Montreal, Nova Cidade Taipei, Rio de Janeiro, Área da Baía de São Francisco, São Paulo, Toronto, Viena, Varsóvia e Zurique.
Esta funcionalidade está disponível no iOS e no Android. Entretanto mais informações deverão ser adicionadas em breve.
No entanto esta não é a única novidade que vai chegar a este sistema. Depois de ter adicionado recentemente o sistema que acompanha a nossa velocidade, eis que há mais uma novidade a caminho. Na prática, alerta o utilizador quando os taxistas seguem uma rota diferente do habitual.
Cuidado Taxistas! O Google Maps vai inspecionar as rotas!
Com um simples toque num botão vamos ficar a saber quanto o taxista se desviou da rota que segundo o Maps devia ser a correcta. No entanto, nem vamos precisar de tocar no botão para ativar o sistema. Se o táxi se desviar mais de 500 metros da rota estabelecida somos logo alertados.
Isto é muito útil por dois motivos. Primeiro se alguém nos quiser enganar fazendo a volta turística seremos logo alertados. Em segundo lugar, caso estejamos perante um falso taxista que nos está a tentar levar para outro local temos a possibilidade de avisar as autoridades. Tudo isto através da App.
Isto é sem dúvida uma grande novidade que vai começar a ser distribuída em breve a nível global.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!