Quando pensamos em redes sociais lembramo-nos logo à partida do Facebook e do Instagram. Sobretudo a segunda é para onde têm estado a migrar cada vez mais pessoas. É uma das redes por excelência dos influenciadores e onde os famosos partilham diversos pormenores da sua vida intima. Mas e se lhe disser que o Google Maps tem potencial para ultrapassar tudo isto? Provavelmente vai pensar que estou maluco. Mas na realidade, a Google parece ter um plano secreto em marcha para voltar ao mundo das redes sociais. Com o falhanço do Google Plus que fechou as portas em 2019, a Google acabou com a sua incursão nas redes sociais. O Google Maps pode ser a nova arma para voltar ao ativo neste campo e destronar o Facebook e o Instagram.
Google Maps: o novo pesadelo do Facebook e Instagram!
Os gostos e as tendências mudam. As plataformas ora são grandes, ora começam a perder utilizadores. Assim, há sempre substitutos à espreita. No passado já tivemos Hi5, orkut, entre outras. Foram enormes, acabaram por morrer ou ficarem mais esquecidas e deram origem a outras. Dito isto, quando as pessoas estiverem fartas do Instagram e do Facebook, podem muito provavelmente virar-se para o Google Maps.
Tudo começou em 2019…
Depois da Google ter experimentado a funcionalidade de seguirmos os guias locais, ainda em 2019, resolveu expandir as coisas para incluir todos os utilizadores e foi aqui que esta nova tendência começou.
Os perfis parecem-se com uma página do Twitter ou do Facebook, com um botão de seguir e o número de seguidores que a conta possui. Depois de seguir um utilizador, vai começar a receber os seus posts, recomendações e outras informações. De facto, até temos gostos e tudo!
No entanto se não gosta de ser popular e quiser manter os seus gostos escondidos também pode. Para além disso poderá aprovar manualmente as pessoas que o querem seguir. Entretanto, juntamente com as novas funcionalidades também haverá novos filtros de tópicos nos perfis que mostram o que o utilizador mais publica.
Estou a ver várias utilizações práticas para isto, especialmente para os influenciadores. Começam a popularizar a conta no Google Maps, ganham seguidores e os restaurantes, lojas e etc começam a pagar-lhes para experimentarem determinados sÃtios e os recomendarem. Ou seja, pode ser uma área de negócio completamente nova, completa e que com o seu tempo pode ultrapassar outras plataformas.
Entretanto há sempre novidades a chegar!
Recentemente chegou mais uma novidade ao Google Maps. As atualizações ao nÃvel das fotografias, podem ser publicadas com apenas uma linha de texto, tudo a partir de um novo botão que aparece na app abaixo do separador atualizações.
O objetivo é simples. Fazer com que as pessoas conheçam melhor os sÃtios para onde se querem dirigir graças a fotografias que valem mais que mil palavras. De facto, o texto neste tipo de coisas é o menos importante. Assim em vez de alguém descrever que o sÃtio X tem uma paisagem muito bonita, é bem melhor vermos uma foto. Fazer o upload da mesma é agora muito mais simples. Mais uma novidade que vai assentar que nem uma luva aos influenciadores. Entretanto a Google agrupa este conteúdo partilhado em duas categorias. Do responsável por um local e a dos visitantes. Tudo isto revela que a Google está a apostar totalmente na criação de uma forte comunidade à volta do Google Maps.
Ora com um mural, fotografias, visitas e atualizações constantes, estamos ou não estamos perante uma rede social? Se vai fazer grandes estragos no Facebook? Não podemos dizer com tanta a certeza, mas com os ingredientes certos pode-se tornar num pesadelo para o Instagram.
O Google Maps está disponÃvel na Play Store e na App
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