O Google Maps é a aplicação de navegação número um do mundo por uma boa razão. É gratuita, está disponível na maioria das plataformas e é extremamente fácil de utilizar. Uma das principais características que tornam a experiência com o Google Maps tão simples é a integração do comando de voz. No Android Auto, os utilizadores podem ditar o endereço do Google Maps para iniciar a navegação, para que não tenham de confiar na introdução por toque ou olhar para o ecrã (e, por conseguinte, tirar os olhos da estrada).
Google Maps fez uma alteração confusa no Android Auto
Uma alteração recente no Google Maps torna a utilização do suporte de comandos de voz um pouco mais confusa para alguns utilizadores, embora o raciocínio da Google faça todo o sentido.
Até há pouco tempo, se quisesse configurar a navegação do Google Maps para um destino específico, só tinha de dizer algo como “estações de serviço”. A aplicação de navegação efectuava então uma pesquisa. Depois apresentava no ecrã as bombas de gasolina mais próximas. Também pode configurar a navegação para uma estação de serviço específica. Isto adicionando simplesmente o nome da rua ao comando, com o Google Maps a procurar a localização e a iniciar a orientação passo-a-passo sem ter de introduzir mais nada.
Uma alteração recente introduzida pela Google altera silenciosamente este comportamento. A partir da semana passada, se pretender configurar o Google Maps para um endereço específico utilizando comandos de voz, tem de utilizar pedidos completos como “direções para [localização]” ou “navegar para [localização]”. Já não pode dizer simplesmente o nome do ponto de interesse.
A partir desta atualização, sempre que o comando de voz incluir apenas o nome do local, o Google Maps apresenta as informações do endereço no Android Auto sem configurar diretamente a navegação. A ativação da orientação passo a passo requer um passo adicional.
Entretanto ainda não é claro se este é o novo comportamento pretendido ou se a Google ainda está a experimentar a ideia antes de iniciar a implementação pública.
Os utilizadores no reddit afirmam que a funcionalidade nem sempre funciona da mesma forma. Assim talvez a Google ainda esteja a testar esta nova abordagem antes de a lançar amplamente para todos os utilizadores.
A confusão criada por esta alteração não torna certamente o Google Maps mais fácil de utilizar. No entanto como refere o site AutoEvolution a nova ideia da Google faz todo o sentido, tendo em conta a forma como os comandos de voz funcionam. Pedir diretamente ao Google Maps que defina a navegação para um ponto específico é uma forma simples de utilizar os comandos de voz. Assim basta dizer a localização para obter informações adicionais antes de iniciar a orientação curva a curva.
A alteração está ativa no Android Auto mas não para todos. Mais do que a versão da app parece ser uma altuira
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!