Google Maps deu o passo em direção ao fim do Waze!

As últimas actualizações do Google Maps tornam o Waze preocupantemente redundante em dispositivos móveis e nos veículos com Android Auto e CarPlay. Como sempre, tudo acontece sem que a Google comente seus planos de longo prazo. Considerando que o silêncio é sempre uma resposta, muitas pessoas acreditam que é um grande passo as novidades do Google Maps em direção ao fim do Waze.

Google Maps deu o passo em direção ao fim do Waze!

A principal arma do Waze contra o Google Maps e no fundo o que sempre a manteve viva foi o sistema de relato de incidentes. A Google tem vindo a oferecer capacidades semelhantes no Google Maps há muitos anos. No entanto a funcionalidade era apenas uma implementação básica do que os utilizadores podiam fazer no Waze. Recentemente, os utilizadores do Google Maps não só receberam mais opções de comunicação de incidentes, como também podem utilizar a funcionalidade no CarPlay e no Android Auto.

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Assim a Google expandiu o suporte à comunicação de incidentes no Google Maps para o automóvel. Como tal, os utilizadores podem agora assinalar um perigo no mapa e deixar que a aplicação gere avisos para outros condutores. Isto independentemente do dispositivo que utilizam para a navegação. Não é difícil perceber como o Google Maps está a canibalizar o Waze. É que muitos utilizadores que escolheram este último especificamente para a comunicação de incidentes podem agora começar a utilizar o Google Maps. Ou seja, a diferença de funcionalidades entre os dois está a diminuir de uma forma que faz com que o Google Maps seja a opção que apresenta o melhor de ambas as aplicações.

Uma morte realmente anunciada

A Google parece estar cada vez mais interessada em melhorar o Google Maps com funcionalidades que, de outra forma, encaixariam no Waze como uma luva.

A empresa começou a lançar avisos para estradas estreitas em alguns países, avisando os utilizadores de que as estradas em que conduzem vão ficar mais estreitas. A Google utiliza tecnologia avançada, incluindo IA baseada em múltiplos sinais, imagens de satélite e dados do Street View, para determinar onde deve apresentar os avisos de estradas estreitas.

Entretanto o Google Maps também vai começar a recomendar aos condutores que passem por viadutos quando seguirem as rotas sugeridas, mostrando ícones no mapa junto à rota destacada para dar tempo extra aos condutores para se prepararem para a manobra. A funcionalidade estreou-se na Índia, mas é provável que a Google a leve para todo o mundo, porque faz todo o sentido para quem quer chegar ao seu destino de forma mais conveniente.

E não é tudo…

O Google Maps também recebeu um velocímetro no iPhone e no CarPlay. Tudo para que os utilizadores possam ver a velocidade a que vão, lado a lado com a informação relativa ao limite de velocidade. Anteriormente, o Google Maps apenas mostrava o limite de velocidade. O velocímetro era um pedido de longa data da base de utilizadores da Apple que a Google decidiu subitamente tornar realidade.

O Google Maps também está a melhorar o suporte a estações de carregamento de veículos elétricos. É algo que o Waze também oferece, mas apenas com uma implementação básica. Entretanto esta função começou a confiar mais na IA. Especialmente porque a empresa-mãe está a migrar numa direção cada vez mais focada na tecnologia de nova geração e na inteligência artificial.

Por um lado o Waze recebeu, de facto, várias grandes actualizações ultimamente, incluindo suporte para avisos de lombas e notificações de curvas acentuadas. No entanto, repentinamente é o Google Maps que parece receber mais amor com acesso às soluções de última geração.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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