Google Maps engana-se e arrasta condutor para estrada inundada

As pessoas continuam a confiar no Google Maps e noutras aplicações de navegação, por vezes sem sequer verificarem o que se passa na estrada à sua frente. Quando se faz isto, é apenas uma questão de tempo até acontecer o pior cenário possível, pois o mais pequeno erro na aplicação de navegação pode levar a uma situação de risco de vida. O condutor de um carro que seguia as indicações do Google Maps não viu a estrada inundada e foi diretamente para dentro dela.

Google Maps engana-se e arrasta condutor para estrada inundada

Foi o que aconteceu recentemente na Índia, onde um carro caiu numa ribanceira em Kuttikol, Kasaragod. O condutor de um carro que seguia as indicações do Google Maps não viu a estrada inundada e foi para dentro dela ela. A estrada inundada era, na verdade, uma ponte coberta de água. Assim o carro acabou por se desviar cerca de 150 metros, sendo empurrado pela corrente de água.

As fortes chuvas tornaram a ponte perigosa para os veículos, mas o Google Maps não sabia disso. Os habitantes locais afirmam que outra ponte recém-construída, mais segura para usar durante o mau tempo, não fica longe deste local, embora o Google Maps continue a sugerir o caminho antigo.

Google Maps túneis, colocar o perfil restrito no Google Maps, Google Maps no Automóvel, ler mal o google maps, novidade do Google Maps

O carro mergulhou no rio, mas acabou por ficar preso numa árvore. Os passageiros conseguiram abrir as janelas laterais e sair. Telefonaram aos familiares, que, por sua vez, alertaram as equipas de emergência. Os socorristas e os habitantes locais conseguiram trazer os dois homens para um local seguro, mas retirar o carro do rio revelou-se um grande desafio devido à forte precipitação.

Embora este caso não tenha terminado com uma vítima mortal, é mais um lembrete de que os condutores são sempre responsáveis por como e onde conduzem. O Google Maps, o Waze, o Apple Maps e qualquer outra aplicação podem sugerir percursos que não são seguros, quer por estarem cobertos de água quer por falta de pavimento, pelo que o condutor tem de decidir se deve seguir o percurso. Nalguns casos, as aplicações de navegação sugerem percursos contra a sinalização de trânsito. Assim as autoridades insistem no óbvio. Usar o bom senso e seguir a sinalização rodoviária, não a aplicação de navegação no painel de instrumentos.

Validação de dois passos telemóvel, Google Maps animado, novidade no google maps, Google Maps erro. ler o Google Maps, Google Maps melhorar Natal, Google Maps novas funções, Google maps poupar dinheiro, perigo no Google Maps

Esta não é a primeira vez que as aplicações de navegação enviam pessoas para uma rota perigosa.

No início deste ano, dezenas de condutores abandonaram a autoestrada guiados pelo Google Maps para evitar o encerramento de uma estrada. Em vez de se manterem na estrada pavimentada, seguiram por um trilho no deserto do Nevada. Depois de algumas horas de condução no meio do nada, chegaram a um beco sem saída. Isto com todos os condutores a terem dificuldade em virar no trilho estreito. Alguns danificaram os seus veículos. Como tal, quando regressaram à estrada pavimentada horas mais tarde, tiveram de pedir assistência para rebocar os seus carros até às cidades mais próximas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também