O Google Maps é uma aplicação tão completa que na maioria dos casos nem exploramos bem o seu potencial. Afinal de contas as funcionalidades são muitas. No entanto, algumas delas não devem mesmo ficar esquecidas. Assim vamos dizer-lhe seis coisas que tem de fazer já na app Google Maps.
Google Maps: seis coisas que tem de fazer já nesta app
1. Evitar portagens
Com os preços sempre a aumentar, por vezes, algumas pessoas evitam as autoestradas com o objetivo de poupar um pouco. Assim pode utilizar o Google Maps para este efeito. Como tal pode ir a caminho do trabalho evitando sempre estradas pagas. Quem sabe até descobre uma rota alternativa realmente boa!
Entretanto também é possível evitar auto-estradas. É verdade que elas são muitas vezes a forma mais rápida e direta de viajar. No entanto, por vezes, queremos evitá-las. Dito isto, há uma opção simples no Google Maps para evitar autoestradas (e as portagens). Uma vez ativada a opção, a Google vai recomendar uma rota para evitar estas estradas. É muito mais fácil do que tentar fazê-lo sozinho.
Dito isto vá às definições do Google Maps. Para isto carregue na sua foto de perfil e clique onde diz Definições da Navegação.
A seguir ative a opção Evitar Autoestradas. E pronto a partir desse momento já não as vai encontrar.
2. Evitar multas desnecessárias
O Google Maps alerta-nos para a existência de radares e permite-nos evitar multas desnecessárias. Para além disso enquanto vamos por uma determinada estrada diz-nos sempre qual a velocidade máxima.
3. Partilhar a localização
Por vezes a caminho do trabalho podemos querer partilhar a nossa localização com alguém. Isto até para alguém que esteja a nossa espera, saber exatamente quando chegamos.
Esta função do Google Maps funciona muito bem e até tem pormenores interessantes. Por exemplo, podemos definir durante quanto tempo queremos que essa partilha ocorra. E não se preocupe porque o funcionamento até é simples.
Em primeiro lugar abra o Google Maps. Depois carregue na sua fotografia de perfil no canto direito. Depois carregue na opção partilha de localização.
Nessa altura surge um ecrã que nos explica como esta função funciona. Especialmente se é a primeira vez. Para prosseguirmos clique em Partilhar a localização.
Depois podemos logo indicar as pessoas com quem queremos partilhar a nossa localização. Inicialmente a app mostra as pessoas com conta Google com quem eventualmente interagimos mais. No entanto podemos fazer esta partilha com qualquer pessoa que esteja na nossa lista de contactos.
Para esse efeito basta carregarmos em mais opções.
Entretanto e como referi acima podemos também definir o tempo que vai durar essa partilha. Assim podemos utilizar os botões mais e menos para definir o tempo que a partilha dura ou podemos optar por a deixar sempre ligada. Pelo menos até que a desliguemos manualmente.
4. Guardar e organizar favoritos
Em primeiro lugar comece por abrir o Google Maps.
Depois localize um local que pretende guardar na sua lista de locais favoritos.
A seguir e após localizar o local que pretende adicionar é só andar com as etiquetas para o lado abaixo do título do local até encontrar a opção Guardar. Depois temos de carregar em Guardar.
A seguir temos a opção de Guardar numa lista. De base, o Google Maps já vem com algumas secções criadas nomeadamente Favoritos, Locais com Estrela, Quero Visitar ou Planos de Viagem. No entanto, também podemos criar as nossas próprias listas. Por exemplo, Bons Restaurantes, Locais a evitar e por aí fora.
Se quiser criar a sua própria lista só tem de carregar no botão +. A seguir atribua um nome à lista. Depois pode adicionar uma descrição também.
Entretanto é possível criarmos uma lista privada, partilhada ou pública. As duas últimas opções são interessantes se pretender que outras pessoas tenham acesso à lista.
A seguir é só carregar em Criar e já está.
5. Criar mapas personalizados
Ora se estiver no computador terá de visitar esta ligação.
Posteriormente carregue em Criar um novo mapa.
Entretanto na nova janela terá de dar um nome ao mapa carregando em Mapa sem título. Depois verá que sensivelmente a meio e debaixo da caixa de pesquisa tem várias opções.
Uma delas é colocar os famosos pins para identificar locais. Assim, clique aí para adicionar o pin a uma determinada zona. Depois coloque uma descrição. Quando estiver concluído carregue em Guardar. Esta “camada” que corresponde a um dos pontos vai aparecer no lado esquerdo do ecrã.
Pode personalizar de uma forma muito simples o pin que colocou. Mudar a cor, adicionar tags, enfim o que achar que faz sentido para facilitar a identificação. Pode também utilizar ícones para indicar que tipo de local é.
6. Guardar local de estacionamento
Esta é uma funcionalidade muito útil para quem normalmente se esquece onde estacionou o seu veículo. No entanto, ninguém está livre disto acontecer.
Muito útil, esta função está disponível à distância de uns poucos toques.
Abra o Google Maps para Android e pressione o botão de localização azul disponível no canto inferior direito. Verá um ponto azul no centro do ecrã. Carregue nesse ponto azul e escolha a opção Guardar o local de estacionamento.
Assim nunca se vai esquecer de onde parou o seu carro.
Vale realmente a pena fazer estas alterações na app Google Maps.
O Google Maps está disponível aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!