A Google abriu as portas a mais aplicações no Android Auto e isto fez com que aparecessem novas apps em diversas categorias. Ora tratando-se de um sistema que foi especialmente desenvolvido para automóveis faz todo o sentido que uma das áreas que mais cresceu foi a das aplicações de navegação. Dentro delas, o Google Maps é sem dúvida a mais conhecida. Mas existem boas opções. Está lá o Waze e até a app da TomTom. São todas excelentes alternativas. Mas na realidade há fortes razões para continuar a utilizar a app Google Maps no Android Auto. Na prática são três razões.
Google Maps é a melhor app de navegação para o Android Auto
Um grande número de updates recorrentes
A primeira razão está relacionada com os updates. O Google Maps costuma receber melhorias no Android Auto pelo menos uma vez por semana. Na realidade quem está no programa beta, por vezes, até recebe ainda mais. Isto mostra o compromisso da Google em tornar no Google Maps uma excelente experiência, tanto no Android Auto como nos smartphones.
Entretanto a Google está a trabalhar em grandes melhorias para o Android Auto que envolvem mesmo o Maps. Falo, por exemplo, de um modo de condução que vai transformar o Google Maps num hub central para a experiência auto. Na prática, o Google Maps vai substituir o Android Auto nos smartphones. Assim vai transformar-se numa experiência em que com um só toque conseguimos aceder a tudo. Quando digo tudo, falo de chamadas, mensagens e apps de música, isto para além da própria navegação.
Este novo modo de condução para o Google Maps está a ser testado num conjunto limitado de países no Android. Dito isto, deve demorar bastante mais tempo a chegar aos iPhones.
Entretanto comparativamente à concorrência, o Google Maps é sempre tão atualizado que é difícil que um bug fique por corrigir.
O Google Maps é totalmente gratuito e vai continuar a ser
Para além disto há outra boa questão. O Google Maps é totalmente gratuito. Ou seja, não precisamos de pagar uma licença para acedermos a tudo. Claro que muitos podem dizer que isto é à conta dos nossos dados. Ora nós vivemos numa altura em que todas as apps recolhem dados, seja para o que for. Por isso, nada de novo aqui.
Cada vez mais funções
A terceira grande razão é aquilo que torna o Google Maps na rainha das apps de navegação. Falo, em concreto, de todas as funções que oferece. De facto, temos tudo aquilo que precisamos numa app de navegação e até mais. Temos mapas de navegação offline, modos noturno e diurno, comandos de voz, alertas, diversas formas de definir rotas e muito mais.
Considerando isto e todas as melhorias que estão sempre a chegar, as novidades não vão parar. Por exemplo, imaginemos que está a caminho de casa e costuma ir a um determinado restaurante. O Google Maps vai poder dizer-lhe até os pratos que tem disponíveis, isto caso o restaurante os tenha submetido. Caso esteja fechado, são logo apresentadas alternativas.
É esta combinação entre atualizações regulares, funcionalidades e a questão de ser gratuito que tornam o Maps numa excelente opção e na melhor para o Google Maps.
Pode encontrar mais informações sobre o Google Auto aqui. Entretanto o Google Maps está disponível para Android aqui e para iPhone aqui. É uma aplicação que vale mesmo a pena terem instalada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!