O Google Lens é para muitos uma app ainda desconhecida. No entanto, num futuro próximo será uma das aplicações mais importantes da Google. É aliás por esse motivo que o gigante dos motores de busca não pára de a melhorar. Não só com a chegada de novas funções, mas também com a afinação de pormenores que a tornam muito mais intuitiva. Agora eis que há novidades que simplificam a forma como a pesquisa visual do Google funciona.
Google Lens dá mais um passo para ser a app mais importante!
A interface que lançamos inicialmente está inalterada e continua a estar inspirada na câmara da Google. No entanto, quando capturamos a imagem, a janela de resultados já apresenta algumas modificações. Começa com um afastamento em relação à imagem capturada para que se possa ver toda a cena.
Entretanto o Google Lens mostra agora diversas acções na parte superior. Podemos ver, por exemplo, a possibilidade de se copiar texto, pesquisar o texto encontrado ou traduzir. Antigamente as acções estavam mais para baixo e como tal era mais mais fácil passarem despercebidas.
Depois de fazer uma seleção aparece o mesmo painel de resultados antigo. No entanto, agora tem a possibilidade de voltar atrás com o zoom e pesquisar a imagem novamente. Para além disso, quando carrega em algo que não é um texto, ou já está identificado como área de interesse, o Lens leva-nos para a interface que permite escolher uma parte da imagem. Aí podemos ajudar o corte para fazermos uma pesquisa com mais precisão. Isto caso o Lens não tenha reconhecido nada. Ou pelo menos, aquilo que queria que o Lens reconhecesse.
Estas novidades foram descobertas pelo 9to5Google na versão 12.25 do Google Lens para Android. Aliás chegam numa altura em que a Apple está a adicionar capacidades semelhantes ao iOS 15.
Costuma utilizar o Google Lens? O que acha destas novidades? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!