Google Lens no Chrome para desktop acaba de ficar muito melhor!

A Google tem vindo a trabalhar para integrar o Lens em muitas outras aplicações para ajudar os utilizadores a encontrar rapidamente informações relevantes sobre imagens. A ferramenta faz parte da aplicação para dispositivos móveis do Google Chrome desde 2019 como a forma de realizar pesquisas de imagem. Entretanto o Lens acabou por chegar ao Chrome para computadores como uma substituição direta para a pesquisa de imagem inversa através do botão direito do rato. Agora, está a ser atualizado para fazer mais do que procurar imagens.

Google Lens no Chrome para desktop acaba de ficar muito melhor!

Quando o Lens chegou pela primeira vez ao Chrome, quando se dava um clique com o botão direito do rato numa imagem surgia a opção de pesquisa com o Google Lens. Nessa altura íamos para o lens.google.com/search e a imagem em questão estava à esquerda. Já os resultados gerados apareceram à direita. Com a nova atualização, a coluna esquerda com a imagem dá agora três novas opções: Pesquisar, Texto e Traduzir, de acordo com o 9to5Google.

A pesquisa é o sistema inverso de análise de imagens por defeito. No entanto, tem agora um atalho que diz  “Localizar fonte de imagem” e abre o Google Images. Isto significa que ainda podemos ter acesso à experiência original de Pesquisa de Imagem (que a Google abandonou a favor do Lens), mesmo que acrescente um passo extra. Entretanto continuamos a poder traduzir texto que surja nas imagens.

No caso da tradução a interface é muito semelhante à da aplicação para dispositivos móveis. Em primeiro lugar, o Lens deteta automaticamente o idioma, embora possa defini-lo manualmente. Em seguida, mostra as traduções diretamente sobre o texto original e lista-as na barra lateral direita, onde pode copiá-las facilmente se desejar. Pode até abrir o texto dentro translate.google.com para uma experiência mais simples.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também