O Google anunciou mudanças na interface do Google Fotos e o mais importante de tudo é que são o resultado da opinião de vários utilizadores. De facto, as mudanças são úteis e se pensa que vai demorar muito tempo até as poder ver desengane-se. É que a Google já confirmou a disponibilidade no Android a partir de hoje. Logo à partida vai ser muito mais fácil encontrar-se as memórias partilhadas e também o acesso às funções de impressão como refere o XDA.
Google Fotos: os utilizadores pediram e vão ter a partir de hoje!
Num documento tornado público hoje a Google refere que está sempre à procura de formas que melhorarem a experiência do Google Fotos. Para isso é muito importante o feedback e os comentários dos utilizadores.
Mas vamos então olhar para a lista completa de mudanças:
Agora temos o separador Partilha como parte da barra de navegação inferior. Ou seja, as fotos partilhadas voltam a ter lugar na interface inicial. Deste modo é muito mais fácil visualizar e gerir estes conteúdos.
Entretanto, o serviço de impressão passa a ter um ponto de entrada dedicado no canto superior esquerdo da aplicação. Há cada vez mais pessoas a utilizarem este serviço. Eu próprio usei para fazer o álbum de nascimento do meu filho e ficou verdadeiramente espectacular. Assim faz sentido torná-lo mais acessível.
As mudanças chegam quase um ano depois da Google ter feito uma grande reformulação na aplicação Google Fotos. Lembro que quando o novo design chegou, o Google Fotos ganhou uma interface mais limpa, visualização de mapas e outras novidades. No entanto, o separador Partilha desapareceu da barra de navegação inferior. Em vez disso, a opção está na opção Biblioteca. Foi na prática uma mudança confusa e, após feedback, a Google percebeu que devia voltar atrás.
Seja como for desde a reformulação do Google Fotos temos uma série de mudanças no serviço – algumas boas e outras nem tanto. Dentro das melhores novidades estão as novas ferramentas de ajuste e filtros de pesquisa melhorados. O lado mau é que algumas coisas são pagas. Entretanto lembro que a opção de armazenamento gratuito ilimitado do serviço expira neste mês.
Entretanto além destas novidades chegarem ao Android, as alterações na interface do Google Fotos estarão disponíveis em breve no iOS.