O Google Fotos é uma das plataformas mais utilizadas para a gestão das fotografias. Tanto aquelas que temos no computador, como nos dispositivos móveis. No entanto, faz muito mais do que gerir. Na realidade a app é um verdadeiro poço de funções. Dito isto, vamos dizer-lhe quais os melhores truques que pode fazer com o Google Fotos.
Várias formas de encontrar fotografias
O Google Fotos disponibiliza várias formas de encontrarmos aquilo que procuramos. Para isto contribui e muito o sistema de reconhecimento de imagens que está integrado nesta app. Vamos então olhar para todas as potencialidades da pesquisa do Google Fotos. O mais utilizado e o que acabou de chegar.
Procura por localização
Curiosamente a procura por localização é uma das funções de pesquisa mais utilizadas no Google Fotos. Isto porque às vezes podemos querer mostrar a alguém rapidamente as férias que passámos em determinado ponto de Portugal ou lá fora. Assim, se formos ao separador de pesquisa do Google Fotos, é verdade que temos já muita coisa arrumada. No entanto para que apareça mais rápido podemos digitar logo o nome do local onde estivemos. Imaginemos que queremos mostrar alguém as belas férias que passámos em Tavira. Ora na pesquisa basta escrevermos Tavira e vão aparecer todas essas fotos. Ou seja, nada mais simples.
Encontrar texto importante
Esta é uma função que já me ajudou bastante em diversas ocasiões. O sistema de reconhecimento do Google Fotos não reconhece apenas os locais ou pessoas. De facto, deteta também todo o tipo de texto que existe numa imagem. Ora já me aconteceu estar num local e precisar rapidamente do número de utente ou do número da segurança social. Felizmente e como há tempos tinha tirado uma foto do meu cartão de cidadão, bastou escrever utente e apareceu logo a imagem que tinha esse número. O mesmo pode acontecer com uma fatura que digitalizamos ou com qualquer outro documento. Basta digitarmos o texto e vamos logo lá ter. É sem dúvida muito bom. Mas se tivermos por hábito fotografar alguns cartões basta escrevermos cartão que eles irão lá aparecer.
Procurar por objetos
O Google Fotos também nos permite a pesquisa por objetos e isto é realmente interessante. É tudo encontrado. Se procurarem, por exemplo, por chapéu vão aparecer várias fotos que possamos ter. Não só de chapéus, mas como de pessoas que estejam de chapéu. Isto resulta também para comida. Experimentem escrever bife, batatas, ou qualquer outra coisa que prefiram e verão os resultados a surgir.
Pessoas
A procura por pessoas é uma das mais interessantes na pesquisa do Google Fotos. Aqui onão falha e de facto faz um excelente trabalho a organizar todas as fotos. Podemos ir ao separador de pesquisa e temos logo em cima uma secção que organiza todas as fotos por pessoas.
Tipo de ficheiros
Existe também um tipo de pesquisa muito útil que nos pode ajudar nas mais variadas ocasiões. Falo em concreto da pesquisa por tipo de ficheiro. Assim, podemos escrever na pesquisa GIF, PNG, JPEG, MP4 entre outros e serão mostrados todos os ficheiros com essa extensão.
Combinação de elementos a pesquisar
Outro pormenor muito interessante do Google Fotos é que podemos combinar elementos a pesquisar. Por exemplo se quisermos procurar fotos tiradas na praia a alguém com uma chapéu. Basta escrevermos praia e chapéu e os resultados vão surgir. Ou então praia e toalha. Escusado será dizer que se não aparecer nada é porque não temos nenhuma foto que se enquadre nessa categoria.
Utilizar os filtros
O Google Fotos permite editarmos as nossas fotografias com facilidade. Fazê-lo é de facto muito simples. Para isso só temos de abrir a foto que pretendemos editar e logo a seguir carregar no botão editar na barra inferior.
A partir desse momento temos acesso a várias opções. Quer numa primeira barra, quer na segunda. Na primeira podemos melhorar automaticamente uma foto, algo que resulta sempre muito bem graças aos sistemas de inteligência artificial da Google. Basta carregarmos em Melhorar e podemos ver de imediato o “produto” final. Se não gostarmos é só desligar.
Temos também a opção dinâmico que realça muito mais determinados pontos na foto e podemos ainda optar por tons quentes ou tons frios.
Abandonando a secção das sugestões temos logo a seguir a Recortar. Como o próprio nome indica permite-nos recortar uma foto. Tudo é feito de uma forma muito simples. Definir a área que queremos manter e já está.
Podemos também rodar a imagem ou mudar a perspectiva. Tudo com muita facilidade.
Entretanto temos também a secção Ferramentas que nos dá acesso a efeitos muito interessantes. Sobretudo para quem tem uma subscrição Google One.
Um exemplo disso é a possibilidade de utilizarmos o Efeito estabatido ou podermos adicionar profundidade depois.
Depois é possÃvel também ajustar elementos como Brilho, Contraste, HDR e muito mais.
Logo a seguir são os filtros e temos vários à escolha e por fim podemos rabiscar por cima da fotografia. De facto são muitas coisas que podemos fazer.
Recuperar fotos apagadas
Em primeiro lugar abra a aplicação Google Fotos. A seguir utilizando a barra que está na parte inferior escolha a opção Biblioteca.
Entretanto quando chegar à nova janela carregue onde diz Lixo.
A seguir fique a pressionar um pouco cada imagem que pretende recuperar e escolha a opção Restaurar.
Aquilo que apagou vai voltar a aparecer na sua biblioteca. Entretanto lembro que os ficheiros eliminados permanecem disponÃveis durante 60 dias. Depois disso, desaparecem para sempre.
Verificar o espaço de armazenamento
A secção armazenamento está realmente bem conseguida e é um bom truque do Google Fotos. Isto porque logo à partida nos revela para quanto tempo dá o espaço que ainda temos disponÃvel. No entanto faz muito mais do que isso.
Assim a secção Reveja e elimine é realmente muito importante. Isto porque em segundos conseguimos perceber o que está a ocupar muito espaço na nossa conta e até podemos eliminar esses conteúdos com facilidade.
De facto, abaixo dessa secção temos agregados fotos e vÃdeos grandes, capturas de ecrã, outras apps, fotos desfocadas e vÃdeos não suportados.
Aqui temos de dar especial atenção à secção Fotos Desfocadas. É que na realidade não acrescentam nada ao nosso Google Fotos e o melhor que temos de fazer é apagá-las.
Assim que entramos nessa pasta basta darmos um clique nas fotos para as selecionarmos. Se recorrermos à tecla Shift podemos até selecionar várias de uma vez. Isto para que tudo seja mais simples.
Depois é só carregarmos no canto superior direito e mais concretamente na opção Mover para o lixo.
Se por algum motivo nos enganarmos a apagar alguma foto ainda temos algum tempo para anular a acção.
As capturas de ecrã na maioria dos casos também não fazem muita falta. Vamos acumulando e quando damos conta temos cerca de 1,4GB ocupados com uma coisa que na realidade é desnecessária.
Mas esta secção tem ainda outro elemento importante. Falo da opção de recuperar armazenamento. Ela permite comprimir os conteúdos que temos nesta plataforma e recuperar muito espaço. No entanto a utilização ou não, não é muito consensual. Para uns a mudança na qualidade é praticamente imperceptÃvel. Para outros a mudança é realmente assinalável.
Criar um filme temático
Este é outro dos truques interessantes do Google Fotos. A primeira coisa que tem de fazer é aceder ao Google Fotos a partir desta ligação. Deste modo é logo redirecionado para a secção dos utilitários.
Depois em abaixo de Crie um novo escolha Filme.
Agora na nova janela podemos optar pela criação de filmes automáticos através dos conteúdos que temos no nosso Google Fotos, ou então selecionarmos as fotos e vÃdeos a incluir.
As categorias são realmente muitas. VÃdeos sobre crianças, gato, cão, celebração da vida de uma pessoa que já não está entre nós, filmes de selfies, sorrisos, dia da mãe, dia do pai, dia dos namorados e uma história de amor.
Por exemplo se quisermos criar um filme baseado na história de amor tem de utilizar o sistema de reconhecimento facial da Google através dele escolher duas pessoas. Na prática, os protagonistas esta história.
Quanto as pessoas estiverem excluÃdas temos de carregar em ConcluÃdo. Assim a seguir o filme será criado e quando estiver pronto vai aparecer na secção Utilitários.
O mesmo se passa com os gatos ou com outro filme qualquer. É só escolhermos o animal e começa a produção.
Entretanto na maioria dos casos o sistema de reconhecimento facial funciona bem e o filme será criado sem problemas e de forma a não arranjar confusões matrimoniais ou românticas. No entanto podem surgir situações em que as fotografias escolhidas não fazem sentido.
Ai a melhor opção é não guardarmos o filme.
Ocultar pessoas nas memórias: um dos truques do Google Fotos
As memórias do Google Fotos vão buscar conteúdos antigos tirados em alturas especÃficas dos anos anteriores. Através de um algoritmo especial seleciona as melhores fotos e mostra-as no topo da aplicação.
Mas e se pudesse evitar que determinadas pessoas ou datas apareçam no Google Fotos? A boa notÃcia é que isso é possÃvel.
Em primeiro lugar carregue no seu sÃmbolo de perfil no canto superior direito. Depois escolha a opção Definições de Fotos.
A seguir verá que na lista de opções tem uma a dizer Memórias, efetua a gestão do que vê nas suas memórias.
Aà vai poder ocultar pessoas e animais de estimação e também ocultar datas. Estas são as duas grandes funções.
Se escolher ocultar pessoas aparece a cara de todas as pessoas reconhecidas pela Google para escolher o que quer que não apareça.
Com o ocultar datas passa-se o mesmo.
Entretanto quando carrega na opção surge um botão onde pode adicionar datas e ignorar. É só definir uma data de inÃcio e outra de fim. De facto nada mais simples.
Desta forma as suas memórias passarão a ser um lugar muito melhor, sobretudo sem situações que possam despertar memórias mais complicadas.
Assim estes são alguns truques do Google Fotos que tem mesmo de experimentar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!