Google Fotos: esta é a secção que tem mesmo de visitar

O Google Fotos requer alguma manutenção como acontece com praticamente tudo. É que se não a fizermos com uma certa regularidade podemos chegar a um ponto em que vai ser muito complicado continuarmos a alojar fotografias e vídeos sem termos de pagar. É que o espaço é relativamente limitado e assim todo o cuidado é pouco. Dito isto, quando visitamos o Google Fotos através do computador há uma secção que apesar de estar bem visível é facilmente ignorada. Falo em concreto da opção Armazenamento. É que aí temos acesso a várias opções que vão deixar a nossa conta muito mais saudável e sobretudo sem lixo.

Google Fotos: esta é a secção que tem mesmo de visitar

A secção armazenamento está realmente bem conseguida. Isto porque logo à partida nos revela para quanto tempo dá o espaço que ainda temos disponível. No entanto faz muito mais do que isso.

Assim a secção Reveja e elimine é realmente muito importante. Isto porque em segundos conseguimos perceber o que está a ocupar muito espaço na nossa conta e até podemos eliminar esses conteúdos com facilidade.

Google Fotos secção

De facto, abaixo dessa secção temos agregados fotos e vídeos grandes, capturas de ecrã, outras apps, fotos desfocadas e vídeos não suportados.

Aqui temos de dar especial atenção à secção Fotos Desfocadas. É que na realidade não acrescentam nada ao nosso Google Fotos e o melhor que temos de fazer é apagá-las.

Assim que entramos nessa pasta basta darmos um clique nas fotos para as selecionarmos. Se recorrermos à tecla Shift podemos até selecionar várias de uma vez. Isto para que tudo seja mais simples.

Depois é só carregarmos no canto superior direito e mais concretamente na opção Mover para o lixo.

Se por algum motivo nos enganarmos a apagar alguma foto ainda temos algum tempo para anular a acção.

As capturas de ecrã na maioria dos casos também não fazem muita falta. Vamos acumulando e quando damos conta temos cerca de 1,4GB ocupados com uma coisa que na realidade é desnecessária.

Mas esta secção tem ainda outro elemento importante. Falo da opção de recuperar armazenamento. Ela permite comprimir os conteúdos que temos nesta plataforma e recuperar muito espaço. No entanto a utilização ou não, não é muito consensual. Para uns a mudança na qualidade é praticamente imperceptível. Para outros a mudança é realmente assinalável.

Esta opção do Google Fotos está disponível aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também