Como vimos no início deste ano, o Google Fotos está a fazer uma mudança considerável na forma como lida com imagens RAW e cópias de segurança no Android. Entretanto a mais recente novidade mais chegou ao Google Fotos mas pode vir com um preço.
Google Fotos tem uma novidade mas chega com um preço!
Até aqui as fotos RAW não eram guardadas no Google Fotos. No entanto, agora são carregadas automaticamente. Para além disso surge logo na grelha principal da aplicação. A imagem é identificada como “RAW” no canto superior direito e, ao abri-la, é apresentado um seletor na parte inferior que permite visualizar também o JPEG. Entretanto a visualização do JPEG permite-lhe “Exportar a fotografia” ou “Guardar apenas essa fotografia”. Já o RAW tem a opção de “Definir como fotografia principal” e “Guardar apenas esta fotografia”.
Mas há um lado menos positivo nesta novidade
Os ficheiros RAW são bastante grandes e o carregamento da Google para a cloud, por predefinição, pode facilmente afetar os limites de dados móveis. (No entanto, atualmente, a Google não está a carregar os RAWs anteriores no dispositivo.) Entretanto não existe uma forma óbvia de restringir os carregamentos de RAW com as definições de cópia de segurança existentes.
Também pode afetar os limites de armazenamento do Google One.
Precisa de mais espaço?
Felizmente se visitar esta ligação vai conseguir ganhar muito espaço no Google Fotos.
Nesta ligação consegue perceber logo o que está a ocupar muito espaço na sua conta. Fotos e vídeos grandes, capturas de ecrã, outras apps, fotos desfocadas e vídeos não suportados.
Se der um clique em qualquer uma das opções vai conseguir apagar tudo o que não importa e recuperar muito espaço.
Depois é só selecionar as imagens e eliminar.
Se há algo que ocupa muito espaço no Google Fotos é sem dúvida as milhentas capturas de ecrã com que muitas vezes acabamos por ficar no smartphone. Livrarmo-nos deles é muito simples e vamos libertar muito espaço.
O procedimento é simples. Utilize a opção pesquisar que está no canto inferior. Depois deslizando consegue ver a opção Capturas de ecrã. Carregue em ciam dela. A seguir verá que tem várias.
Utilize os três pontos no canto superior direito e carregue em selecionar. Para ser mais simples selecionar tudo talvez seja boa ideia escolher a visualização por mês recorrendo à opção esquema. Depois de selecionar basta carregar no símbolo do caixote do lixo.
Ao nível da aplicação é de facto o que pode ajudar a recuperar mais espaço. No entanto há uma coisa que ainda pode fazer mais. Mas não sei se neste momento a recomendo e já explico porquê.
Se aceder ao Google Fotos no PC e carregar na roda dentada na parte superior que dá acesso às definições tem a possibilidade de alterar o tamanho de carregamento das fotos. Passando, por exemplo, de original para alta qualidade.
Quando acabar a limpeza de certeza que recuperou muito espaço no Google Fotos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!