Os smartphones da Google chegam normalmente com capacidades fotográficas acima da média. O mais curioso é que fazem-no sem serem necessárias quatro ou cinco câmaras. Aliás durante muito tempo os primeiros Pixel com apenas uma câmara, conseguiam fazer muito mais do que concorrentes com duas ou três. O segredo pode estar nos sensores, mas está principalmente nos muitos algoritmos desenvolvidos pela Google que são capazes de proezas extraordinárias. Ora o Google Pixel 6 chegou ao mercado com duas grandes novidades. Uma delas chama-se Real Tone e a outra Magic Eraser. São sem dúvidas excelentes apostas para levar as pessoas a comprarem o novo smartphone da Google. O melhor de tudo é que estas novidades do Pixel 6 vão chegar posteriormente ao Google Fotos.
Google Fotos ganha duas super-novidades do Pixel 6!
Um dos grandes desafios na fotografia, especialmente quando se tratam de smartphones, é o equilÃbrio de brancos nos diferentes tons de pele. Por exemplo, alguém com um tom de pele mais escura pode perder brilho no rosto quando se tira a foto com um céu brilhante por trás. Ora a Google deu muita atenção a isto no Pixel 6 e foi assim que nasceu a tecnologia Real Tone. Na prática corrige o problema com os tons de pele nas fotos.
Na prática, esta funcionalidade utiliza um mecanismo de deteção de face atualizado que também deteta as condições de luz. Assim, os efeitos que podem levar a que os tons de pele no rosto não sejam reais são removidos e obtemos uma foto com excelente qualidade ao mesmo tempo que se diminui eventuais problemas com a exposição. Entretanto o Real Tone não vai ficar limitado ao Pixel 6 mas vai chegar também ao Google Fotos. Será integrado na funcionalidade de melhoria automática.
Para além do Real Tone há outra função muito interessante chamada Magic Eraser.
Como o próprio nome deixa adivinhar passamos a ter uma espécie de borracha que permite apagar elementos não desejados numa fotografia.
O funcionamento é muito simples. Selecionamos um objeto numa foto e apaga-se. Entretanto a inteligência artificial preenche esse espaço para que fique tudo perfeito. Um aspeto muito interessante é que ele até deteta os conteúdos que poderemos querer remover de forma automática. Por exemplo, se a imagem está focada em duas pessoas que estão na fotografia, o Magic Eraser sugere remover outras.
Esta função não é completamente nova. De facto, já vimos implementações semelhantes na app de Galeria da Samsung bem como noutros fabricantes. No entanto, considerando o chip Google Tensor e a forma como a Google cria os algoritmos tenho a certeza que temos excelente resultados. Esta também será uma novidade a caminho do Google Fotos. No entanto, só deve chegar mais para o inÃcio de 2022.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!