Google Fotos: as três grandes novidades chegam no fim de 2021!

A Google continua a apostar forte no Google Fotos. Afinal de contas é uma das plataformas de armazenamento de fotografias e vídeos mais utilizadas no mundo. É simples de usar, funciona bem e no caso de ficarmos sem o nosso smartphone nunca perdemos os conteúdos multimédia. No entanto e apesar de todo o sucesso a Google não está de braços cruzados e vai adicionar três novidades ao Google Fotos ainda antes do final de 2021!

Google Fotos: as três grandes novidades chegam no fim de 2021!

Novo sistema de partilhas

Quando queremos apagar fotografias que ficaram mal ou partilhar mais do que uma imagem temos de ficar a carregar no conteúdo e podemos a partir desse momento escolhermos o que queremos fazer. Por exemplo, para a partilha recorremos a um botão que está em cima e que nos dá acesso às pessoas com quem vamos partilhar. Mas agora isso vai mudar e tudo vai ficar mais simples.

Google Fotos novidades 2021

Como foi visto pelo site Android Police na última versão do Google Fotos, 5.70.0.413477203, aparece uma barra em baixo que dá um acesso rápido a todas as funções. Assim podemos rapidamente partilhar, adicionar a álbuns, arquivar ou eliminar do dispositivo.

Também é possível editar a localização e mover a imagem para a pasta bloqueada.

Google Fotos novidades 2021

Mas há mais. É que se puxarmos a parte inferior para cima aparecem as pessoas com quem lidamos mais e para onde podemos enviar imagens. Dito isto a única coisa que fica em cima é o número de fotos que mostra quantas imagens vamos partilhar.

Google Fotos novidades 2021

Entretanto há mais coisas que foram facilitadas. Dito isto, é possível escolher todas as imagens de um determinado dia, ou mês, graças à checkbox do lado direito das datas.

Esta novidade já está a ser vistas nos equipamentos que têm o Google Fotos 5.70.0.413477203. No entanto não é algo transversal a todos os utilizadores. É que há pessoas que já a instalaram mas ainda não tiveram direito a esta novidade. Dito isto, é possível que seja algo do lado do servidor.

Fotos em 3D

Quando estamos a recordar algumas das fotos que temos na nossa coleção do Google Fotos, verificamos que algumas delas surgem com um efeito de zoom ou 3D. Ainda assim, as coisas não eram perfeitas. De facto, estavam longe de um bom 3D porque faltavam muitos elementos no fundo. Agora esse problema ficou resolvido graças ao machine learning.

Este efeito cinemático apareceu pela primeira vez no final de 2020, mas a maioria das pessoas ainda nem sequer o viu. Agora ele está a surgir mas há uma questão.

Não é possível procurar ativamente o efeito para aplicá-lo intencionalmente a uma imagem, mas o Google Fotos pode escolher automaticamente uma imagem (normalmente um retrato) e, no final, transformar essa imagem 2D num vídeo 3D com um efeito de zoom aplicado ao assunto. No entanto, nessa extrapolação 2D para 3D, faltam elementos para uma imagem realmente atrativa. Por vezes, vê-se que partes do plano de fundo acabam esticadas ou desfocadas. Agora e graças ao machine learning é possível recriar tudo de forma a que fique o melhor possível.

Google Fotos 3D

O resultado de tudo isto é que o efeito 3D é bastante mais dramático e para além disso a câmara virtual até se consegue mover através da cena.

No exemplo fornecido pela Google, isto significa que o efeito 3D pode ser muito mais dramático, proporcionando mais flexibilidade para que a câmara virtual se mova através da cena.

Entretanto a Google também está apostar no novo widget Pessoas e Animais, que está a ser lançado esta semana para o Android. Na prática garante um fluxo constante de fotos atualizadas com pessoas específicas ou animais.

Uma pasta totalmente segura

Muitas aplicações de fotografia nos dispositivos Android têm a opção de bloquear determinadas fotos através de um PIN ou impressão digital. No entanto, a Google demorou muito a implementar esta novidade. Seja como for adicionou-a aos Pixel no início do ano mas era exclusiva dos smartphones Pixel. Agora esta grande novidade do Google Fotos está a chegar a muito mais utilizadores e isto é sem dúvida uma boa notícia.

De facto, o site AndroidPolice refere que esta função já está em diversos dispositivos Android. De facto, foi vista em alguns smartphones Samsung, Oppo e OnePlus. Para verificar se já tem esta novidade só tem de carregar no separador Fototeca e depois escolher opção Utilitários.

A funcionalidade chamada Pasta Bloqueada, ou em inglês, Locked Folder, protege todas as fotos sensíveis que não pretende partilhar com uma password.

Google Fotos secção, Google Photos novidade, Google Fotos grande

Os vídeos e as fotos transferidos para esta pasta especial só estão disponíveis através de impressão digital ou PIN.

Mas atenção a uma questão. Tudo o que estiver protegido fica apenas localmente. Ou seja, não vai para a cloud. Assim se perder o seu smartphone e não fizer um backup da pasta bloqueada então vai mesmo perder esses conteúdos quer se tratem de fotos ou videos.

No entanto faria sentido que ao contrário das outras fotos e pastas também estas fossem guardadas online. O funcionamento seria simples. Continuavam a estar protegidas. Para acedermos via web teríamos de introduzir uma password ou utilizar qualquer outro sistema de autenticação.

Lembro que esta novidade chegou os smartphones Pixel em Junho deste ano. Entretanto a  câmara da Google também foi atualizada para guardar as fotos e os vídeos nesta pasta com o simples toque de um botão. Resta agora sabermos se as apps de câmara proprietárias de outros fabricantes, como a Samsung, Huawei ou outras vão também conseguir guardar diretamente as imagens nesta pasta. É algo que neste momento parece pouco provável.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também