Google já melhorou muito esta novidade no Google Fotos!

A aplicação Google Fotos para Android testou um novo ecrã de edição rápida no mês passado para acelerar o processo de corte ou outras pequenas edições na imagem antes de a enviar para os seus contactos. Embora ainda não esteja amplamente disponível, parece que a Google não está totalmente satisfeita com o design deste novo ecrã. Assim resolveu fazer alguns ajustes adicionais a esta funcionalidade ainda não lançada na aplicação Fotos. De facto, a Google melhorou muito esta novidade no Google Fotos.

Google já melhorou muito esta novidade no Google Fotos!

Um dos principais problemas com este novo ecrã de edição rápida é que acrescenta um passo extra ao processo de partilha de uma imagem. Isto se quiser partilhá-la na sua forma original sem fazer quaisquer edições. Em contrapartida, a atual versão estável da aplicação Fotos permite-lhe abrir uma imagem, premir o botão de partilha e enviá-la imediatamente para um contacto através da folha de partilha na aplicação.

Parece que a Google compreende que este passo adicional pode irritar alguns utilizadores. Isto porque a versão mais recente da aplicação Fotos contém uma versão modificada deste mesmo ecrã, juntamente com a opção de desativar totalmente o ecrã de edição rápida. Estas alterações foram descobertas no âmbito da análise do APK da aplicação Google Fotos (versão 7.14.0.718134140), efectuada pela Android Authority.

Tudo está mais simples e melhor!

As capturas de ecrã fornecidas pela publicação revelam uma interface muito mais simplificada na página de edição rápida. Isto com um botão em forma de comprimido no canto superior direito para “Desativar a edição rápida”. Entretanto, o botão de corte na parte inferior do ecrã desapareceu, com a ferramenta de corte integrada diretamente na imagem que pretende partilhar.

As opções Original e Melhorado continuam presentes com o design revisto, pelo que não houve grandes alterações nesse aspeto. A remoção do ícone de corte e a integração da ferramenta diretamente na imagem faz sentido. Isto tendo em conta que a maioria, se não todas, as aplicações de redes sociais oferecem uma coleção decente de ferramentas de edição, incluindo uma ferramenta de corte.

Entretanto os utilizadores também vão gostar da possibilidade de remover completamente o ecrã de edição rápida do processo de partilha de imagens. Presumimos que possa ser ativado novamente através das Definições da aplicação Fotografias. Como seria de esperar, o ecrã de edição rápida com estas alterações (ou o que vimos em dezembro) ainda não está disponível na aplicação Fotos. Mas tendo em conta que já passou por uma revisão, suspeitamos que a sua implementação não esteja longe.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também