Google Fotos: já disponível a ferramenta para nos salvar de pagar!

O dia de que tanto se falou está quase a chegar. O Google Fotos começa a ser pago já a partir do dia 1 de Junho, mas como expliquei, eventualmente não será afetado. Pelo menos para já. É que para esta contabilidade vão entrar as coisas carregadas a partir da próxima semana. No entanto, é certo que com o passar do tempo, o espaço vai chegar ao fim. No entanto, para que não tenha de pagar, o Google Fotos acaba de lançar a melhor ferramenta de sempre.

Entretanto esta ferramenta já está disponível como se pode ver na imagem abaixo.

Google Fotos: chegou a ferramenta para nos salvar de pagar!

Assim, a nova ferramenta vai permitir remover rapidamente tudo aquilo que está a mais e que não faz falta. A aplicação vai analisar as suas fotografias e procurar por coisas como fotos desfocadas, screenshots e grandes vídeos que não pretende manter na cloud. Depois terá a opção de rever tudo o que foi selecionado e apagar o que não quer manter. Isto é sem dúvida uma excelente notícia.

Google Fotos ferramenta

A Google disse que esta ferramenta chegava em Junho, mas já está disponível para a maioria das pessoas no sistema operativo Android. No iOS ainda não tenho. Dito isto, no Google Fotos, apenas tem de carregar na sua foto de perfil. Depois é só carregar em armazenamento da conta. E pronto.

A partir de 1 de Junho de 2021 todas as fotos e vídeos carregados para o Google Fotos vão contar para o limite de 15GB. Embora não pareça muito a Google afirma que 80% dos utilizadores do fotos só vão chegar a este limite passados 3 anos. No entanto, não sei se será bem assim. É que o que temos no Gmail e Google Drive também conta.

Como é que sei quanto tempo é que vai durar o armazenamento?

Felizmente a Google tem uma excelente ferramenta que analisa o que já carregou e baseando-se nisso diz-lhe o tempo que vai demorar a encher a sua conta.

A ligação é esta e em segundos fica logo a saber esta informação. Vamos olhar para o meu caso. No meu caso tenho cerca de 3 anos de armazenamento restantes. Mas atenção que eu tenho uma subscrição Google One com 100GB de espaço. Se reparar em termos de fotos e vídeos já tenho 18.6GB ocupados. Ao nível de Google Drive e Gmail, 1.4GB.

Como recuperar algum espaço enquanto não chega a ferramenta?

Se há algo que ocupa muito espaço no Google Fotos é sem dúvida as milhentas capturas de ecrã com que muitas vezes acabamos por ficar no smartphone. Livrarmo-nos deles é muito simples e vamos libertar muito espaço.

O procedimento é simples. Utilize a opção pesquisar que está no canto inferior. Depois deslizando consegue ver a opção Capturas de ecrã. Carregue em cima dela. A seguir verá que tem várias.

Utilize os três pontos no canto superior direito e carregue em selecionar. Para ser mais simples selecionar tudo talvez seja boa ideia escolher a visualização por mês recorrendo à opção esquema. Depois de selecionar basta carregar no símbolo do caixote do lixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também