Google Fotos: como esconder imagens dos mais curiosos

A nossa privacidade é algo realmente muito importante. No entanto nem sempre levamos esta questão a sério. É que muitas vezes acabamos por deixar o nosso smartphone em determinados locais sem qualquer bloqueio e facilmente acessível por terceiros. Para não se meter em problemas talvez queira esconder algumas imagens no Google Fotos longe dos olhares de terceiros. Isto também é uma boa ideia quando temos alguém sempre a olhar por cima do nosso ombro à procura de algum motivo de interesse. Assim vamos explicar-lhe como o pode fazer.

Google Fotos: como esconder imagens dos mais curiosos

No Google Fotos temos uma opção que garante logo à partida mais segurança para determinados conteúdos. Trata-se da opção que permite configurar uma pasta privada. É uma pasta que podemos ativar, e da qual nem é possível tirar capturas de ecrã e onde podemos colocar aquelas imagens confidenciais que não queremos que ninguém veja.

Mas há algo que temos de ter em atenção! O conteúdo dessa pasta não é guardado na cloud. Dito isto, as coisas ficam realmente protegidas porque só conseguirá aceder quem tiver a password ou utilizar o sensor de impressões digitais. No entanto, se perder o smartphone, as coisas ficam lá. Inacessíveis a quem o encontrar, mas também não volta a ver esses conteúdos. Seja como for acho que vale a pena configurar-se essa pasta.

Mas há outras coisas que podemos fazer para deixar as nossas fotos longe do olhar de terceiros.

Mover fotos para o arquivo

O que normalmente salta à vista de quem deita a mão ao nosso smartphone ou à nossa conta Google são os conteúdos que temos disponíveis de caras no Google Fotos. No entanto, a maioria das pessoas limita-se a ver apenas o ecrã principal. Ou seja, não vão ver o lixo nem os arquivos. Dito isto, é boa ideia mover-se alguns conteúdos para o arquivo. São aquelas coisas que não queremos perder, mas que também não queremos deixar na galeria principal da aplicação.

Verificar se existem álbuns partilhados

O Google Fotos possui várias funcionalidades que tornam a utilização desta aplicação muito simples. No entanto há outras que servem essencialmente para a tornar mais segura. É exatamente dessas que vou falar e sobretudo de uma mensagem que não podemos mesmo ignorar.

Uma das características interessantes do Fotos é a possibilidade de podermos partilhar a nossa conta com outras pessoas. Isto pode acontecer ao nível dos álbuns todos em geral ou apenas de alguns que selecionámos. A grande questão é que por vezes damos acesso a alguém com quem temos uma relação, mas com quem mais tarde podemos deixar de ter, mas o acesso à nossa conta continua. Tudo porque nem sequer nos lembramos que fizemos isso no Google Fotos.

A mensagem é muito semelhante à que está disponível abaixo.

Google Fotos mensagem, Google Fotos mais seguro

No fundo é um sistema da Google que nos alerta passado algum tempo que estamos a partilhar a conta com outra pessoa. O que temos de ter atenção é o endereço de e-mail que está a ter acesso. É algo que surge logo acima. É assim que sabemos quem é a pessoa com quem estamos a partilhar.

Se virmos que não há qualquer problemas e queremos continuar a partilhar a nossa conta com essa pessoa então não temos de fazer nada. No entanto, se de facto, nem nos lembrávamos que estávamos a partilhar a nossa conta e queremos acabar com isso temos de fazer um ajuste.

Em primeiro lugar temos de carregar na foto de perfil e depois selecionarmos a opção Definições da aplicação fotos.

Google Fotos mensagem

Depois podemos verificar quem está na partilha com parceiros. Se quisermos remover é só utilizarmos a ligação remover parceiro na parte inferior.

E pronto deste modo garantimos que a nossa conta do Google Fotos está realmente segura.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também