Google Fotos faz birra se quiser editar algumas imagens

O Google anunciou o Magic Editor pela primeira vez no Google I/O 2023 e esta função já está disponível dentro da app Google Fotos no Pixel 8 e no Pixel 8 Pro. Com este Editor Mágico, pode aproveitar o poder da IA generativa para realizar edições de imagens complexas com facilidade. Ou seja, qualquer pessoa, com experiência ou não, vai conseguir fazer edições complexas nas fotografias que de outra forma seriam impossíveis. Mas será que este sistema não poderá ser utilizado para fins menos sérios? A verdade é que a Google pensou nisto e como tal o Google Fotos faz birra se quiser editar algumas imagens.

Google Fotos faz birra se quiser editar algumas imagens

O site AndroidAuthority analisou o código do Google Fotos versão 6.60 e concluiu que inclui código para evitar algumas ações.

Se olharmos para algumas linhas de código percebemos rapidamente quais as coisas que o Google Fotos com o seu Editor Mágico se vão recusar a editar.

Google Fotos editar imagens

Logo à partida fotos de cartões de identificação, recibos e outros documentos que violem os termos GenAI da Google. Temos também o caso das imagens com informações de identificação pessoal. Do mesmo modo não será possível editar rostos humanos e partes do corpo. Por fim, ficam também de fora grandes seleções ou escolhas que necessitem de muitos dados para serem geradas.

Isto chega numa altura importante. É que o Magic Editor pode estar a obter capacidades de geração baseadas em mensagens de texto. Nessas situações, o Magic Editor pode também recusar-se a gerar imagens com base em algumas palavras mencionadas na mensagem.

A Google já bloqueia muitas dessas edições. No entanto algumas são aprovadas. Numa versão mais antiga do Google Fotos, o site AndroidAuthority tentou editar rostos e identificações, mas não foi possível efetuar essas edições porque a Google as bloqueou com uma mensagem de erro genérica. No entanto, foi possível editar faturas. Não sabemos se a Google também vai melhorar as barreiras de proteção, para além de apresentar as mensagens de erro específicas mencionadas acima.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também