Nunca ouviu um amigo a dizer “Vai que é tua! Tira aí essa foto para o Instagram, que vai ficar incrível! Do it for the gram!” Sim, todos nós gostamos de tirar fotos, e adoramos quando fica mesmo no ponto para choverem likes ou reações nas redes sociais.
Mas, nos tempos que correm, uma foto só fica mesmo perfeita quando leva alguma edição em cima, por muito leva que esta acaba por ser. É exatamente por isso que o Google Fotos volta a entrar em cena com uma solução rápida e eficiente, e claro, gratuita.
Google Fotos oferece edição super rápida para o Instagram!
Portanto, o Google Fotos continua a receber pequenas melhorias que, apesar de discretas, podem fazer alguma diferença no seu dia-a-dia. A novidade mais recente? Agora podes fazer uma edição rápida numa foto, mesmo antes de a partilhares nas redes.
Ou seja, cortar ou aplicar uma melhoria essencial está agora a apenas um clique de distância.
Claro que a personalização está obviamente limitada. Afinal, a ideia aqui é conjugar performance e tempo. Ainda assim, é uma excelente maneira de partilhar fotos da forma mais rápida possível, sem grandes preocupações, isto com alguns toques interessantes.
A nova funcionalidade chama-se “Quick Edit”!
Esta chegou via atualização do lado dos servidores, o que significa que podes nem sequer ter de atualizar a app. Para já, só alguns utilizadores têm acesso, mas a ideia é expandir para todos ao longo das próximas semanas.
Como funciona?
Simples. Quando estás a ver uma imagem e decides partilhá-la, em vez de seguir diretamente para o menu de contactos e apps, agora aparece uma página intermédia onde podes fazer pequenas edições: cortar a imagem ou aplicar uma melhoria automática.
Claro que nada de ajustes manuais de luz, cor, saturação, ou truques mais avançados de IA.
É útil? Depende. Pode também ser mais um clique chato.
Esta opção de “edição rápida” pode ser prática para corrigir pequenos detalhes à última hora. No entanto, se estiveres a partilhar várias fotos de uma vez, esta nova etapa extra pode ser irritante.
Felizmente, a Google pensou nisso e permite desligar o Quick Edit nas definições da app, bastando tocar no ícone da engrenagem no topo.
Conclusão
Apesar de ser uma funcionalidade simples, estas mudanças mostram que a Google continua a tentar refinar a experiência do Fotos, tanto para Android como também para iOS.
Mas como sempre, nem todas as novidades agradam a todos. Porém, pelo menos desta vez, tens a liberdade de desligar a função se achares que te está a complicar a vida.