Google Fotos grátis acaba hoje! Todas as questões respondidas!

É verdade que o Google Fotos grátis acaba hoje! No entanto, isto não é necessariamente o fim do mundo. É verdade que se fosse sempre grátis era bem melhor. No entanto não é e não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Assim temos de olhar para o que aí vem e perceber o impacto que terá. É que eventualmente nem o irá afetar. Para o ajudar preparámos um conjunto de perguntas e respostas que o vão ajudar nesta transição.

Google Fotos grátis acaba hoje! Todas as questões respondidas!

Quando é que passa a pagar o Google Fotos e quais os limites?

A partir de 1 de Junho de 2021 todas as fotos e vídeos carregados para o Google Fotos vão contar para o limite de 15GB.

O espaço dos 15GB destina-se apenas ao Google Fotos?

Não. Na realidade é todo o espaço que os nossos documentos, ficheiros e emails ocupam na conta Google. Ou seja, se tivermos 5GB em emails e 1GB ocupado no Google Drive, significa que só vamos ter 9GB para fotos.

As fotos que já lá estão contam?

Felizmente não. A Google foi consciente e amiga. Assim só vai contar tudo aquilo que for carregado a partir do dia 1 de Junho.

É possível saber quanto tempo vai durar o armazenamento que lá tenho?

Felizmente a Google tem uma excelente ferramenta que analisa o que já carregou e baseando-se nisso diz-lhe o tempo que vai demorar a encher a sua conta.

A ligação é esta e em segundos fica logo a saber esta informação. Vamos olhar para o meu caso. No meu caso tenho cerca de 3 anos de armazenamento restantes. Mas atenção que eu tenho uma subscrição Google One com 100GB de espaço. Se reparar em termos de fotos e vídeos já tenho 18.6GB ocupados. Ao nível de Google Drive e Gmail, 1.4GB.

Vale a pena fazer já uma limpeza?

Eu diria que não, mas é preciso que isso comece a ser feito a partir de 1 de Junho. Digo isto, porque o que já lá está não vai contar. Mas tudo o que vai ser carregado a partir de 1 de Junho sim. Como tal, só depois dessa altura é que tem mesmo de começar a ter cuidados.

Se precisa de fazer uma limpeza temos um excelente guia aqui.

Como só vai contar o que lá colocar a partir de 1 de Junho é boa ideia fazer alguns uploads de fotos que ainda não lá estão?

Sem dúvida carregue já tudo o que conseguir e que não esteja lá claro.

Se quiser deixar o Google Fotos posso fazer download do que lá está para o computador?

Sim. A primeira coisa que tem de fazer é aceder aqui utilizando o seu browser no computador ou dispositivo móvel.

Em primeiro lugar e se usa mais do que uma conta Google, certifique-se no canto superior direito que está na conta correta.

Google Fotos transferir, Google Fotos cartão SD, Google Fotos grátis

Depois dê um clique no botão Desselecionar todos.

Agora deslize para baixo e encontre a secção Google Fotos e seleccione. Agora um ponto importante. É possível escolher que albuns quer exportar. Ou seja, se não quiser exportar tudo não precisa. Para além disso também será informado acerca dos formatos.

Google Fotos grátis

Quando tiver tudo escolhido deslize até ao fim da página e carregue em Passo Seguinte.

A opção por defeito é receber um link no email com o que tem de descarregar. No entanto há outras opções disponíveis. Assim pode adicionar os conteúdos ao drive, ao dropbox, ao onedrive ou ao box.

Entretanto há outras opções interessantes. Assim, pode configurar esta exportação para ocorrer a cada 2 meses durante um ano. O que também é possível definir é o tipo de ficheiro e igualmente o tamanho.

No caso da dimensão pode optar por ficheiros de 1, 2, 5, 10 ou 50GB. Caso o conteúdo ocupe mais que isso, são criados vários ficheiros.

Finalmente só tem de carregar em Criar Exportação. Dependendo de quantos fotos tem no Google Fotos este processo vai levar algum tempo. No entanto, é tudo feito pela Google e no final será notificado. Depois é só carregar em transferir ficheiros.

Google Fotos cartão SD

Depois quando o ficheiro estiver no seu computador é só descomprimir. Se pretender também transferir as fotos descarregadas para um cartão microSD pode ver aqui como o fazer.

Vale a pena alterar o modo de armazenamento para alta qualidade de modo a ocupar menos espaço para não ter de pagar o Google Fotoss?

Quando fiz uma primeira review a assinalar as diferenças em 2019 disse que sim como pode ler aqui. No entanto as coisas mudaram um pouco. Na altura a Google afirmou que este tipo de armazenamento garantia uma qualidade visual praticamente igual à original. Agora que vamos começar a pagar pelo espaço, parece que este tipo de armazenamento já não é bom o suficiente para os utilizadores.

Google Fotos estragar

Num email que foi enviado para os utilizadores do Google Fotos, esta plataforma sugere que devem alterar o armazenamento de alta qualidade para qualidade original de modo a não danificarem as suas fotos.

Entretanto fizeram questão de dizer que as fotos originais preservam a maioria dos detalhes e permitem fazer zoom, cortar e imprimir fotos com menor pixelização.

Aliás o email até inclui um exemplo que mostra as diferenças de qualidade.

Ou seja, se as coisas ficarem como a Google está a mostrar então é possível que milhões de memórias acabam destruídas e sem qualidade.

A mim, por um lado, parece-me que é mais a Google a empurrar as pessoas para um modo que vai garantir a esta empresa um retorno monetário maior. Para além disso, nos tempos atuais as diferenças de qualidade não são nada como mostra a imagem acima. No entanto, isto não quer dizer que não possa vir a ser. Assim, a Google pode fazer isto para levar as pessoas a aderirem mais rapidamente à qualidade original.

Como posso saber qual o tipo de armazenamento que estou a usar?

Na realidade é bastante simples. Abra a App e utilize o menu do lado esquerdo para aceder às definições.

Depois de carregar em definições, carregue em cópia de segurança e sincronização. 

Aí procure pela opção Tamanho do carregamento. Abaixo da opção diz-lhe o tipo de armazenamento que está a usar e ainda o espaço livre. Assim está sempre a par de tudo o que se passa.

Original, Google Fotos estragar

Entretanto, pode alterar a qualquer altura o modo de alojamento. Neste momento, de facto, talvez seja voltar para o armazenamento original.

Pode descarregar o Google Fotos para Android aqui. Caso tenha um iPhone pode fazê-lo aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também