Google Fotos: alteração pode acabar com os seus dados!

Não se sabe se foi por engano ou não. No entanto, o Google Fotos recebeu uma alteração que pode acabar com os seus dados móveis. Isto porque deixou de ser possível limitar o upload de vídeos apenas quando estamos ligados a uma rede Wi-Fi. Isto significa que agora, mesmo se estivermos apenas ligados a nossa rede móvel, o upload de vídeos pode começar e isto pode ter um impacto muito negativo no nosso plano de dados. É que deste modo é muito fácil atingirmos os limites. Sobretudo porque os vídeos são cada vez maiores devido também ao aumento de qualidade das câmaras dos smartphones.

Google Fotos: alteração pode acabar com os seus dados!

No entanto se uma coisa desapareceu, há outra que apareceu. Dito isto e como o site 9to5Google descobriu agora podemos atribuir limites diários aos uploads. No entanto, acabam por ser muito pequenos para a nossa realidade. 5, 10 ou 30MB. Entretanto não é possível definir manualmente este limite pelo que estamos agarrados a estas opções.

Google Fotos dados

Mas o que aconteceu?

Não se sabe ao certo, no entanto desconfia-se que pode tratar-se de uma atualização que foi enviada por engano para todos, quando na realidade só deveria ter sido disponibilizada em alguns países que têm piores condições de acesso à Internet.

Os limites são úteis em países como a Tailândia, Índia e Nigéria, onde os utilizadores têm um limite de dados relativamente pequeno e não têm acesso a redes Wi-Fi de forma tão recorrente. Por cá, pelo menos deviam ser maiores ou deveria existir a possibilidade de definir os limites de forma manual.

Caso isto tenha sido um erro a Google deve resolver o problema numa próxima atualização. Até lá temos de ter muito cuidado com o upload de vídeos para o Google Fotos. Lembro que na maioria dos casos este é um processo feito de forma automática. Dito isto, sem nos apercebemos podemos gastar muitos dados móveis.

O Google Fotos está disponível aqui para Android e aqui para iOS.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também