Isto tem piada, porque adoramos falar de rivalidade entre marcas e entre ecossistemas. Mas, da mesma forma que a Samsung, a maior rival da Apple, faz quantidades de dinheiro absurdas com as vendas do iPhone, a Google, que é a grande responsável pelo ecossistema Android, também faz quantidades de dinheiro absurdas com o sucesso do iPhone e restantes aparelhos computacionais Apple.
Sabe porquê? Porque apesar de serem produtos rivais, o motor de busca padrão é o mesmo.
Google faz dinheiro absurdo com os produtos Apple!
Como já noticiámos há alguns dias atrás, o iPhone é muito provavelmente o aparelho mais querido aos olhos da Google, tal é o investimento feito no smartphone da Apple, mas mais importante que isso, o retorno que é feito.
Caso não saiba, a Google pagou cerca de 21 mil milhões de dólares em 2021, para garantir que o seu motor de buscar continua a ser padrão em todos os produtos Apple. (MacBook, iPad e iPhone).
Um valor que parece completamente absurdo a uma primeira vista, mas que provavelmente até aumentou em 2022, e deverá voltar a aumentar em 2023. Porquê tanto dinheiro?
A Google faz muito mais dinheiro a partir do iPhone tendo o seu motor de busca implementando, do que faz na totalidade do ecossistema Android. Tudo porque, apesar de existirem mais utilizadores Android, a realidade é que o iPhone tem ganho muita quota de mercado nos últimos anos, e talvez mais importante que isso, existe sempre uma maior apetência em gastar dinheiro no lado do iOS comparativamente ao lado Android.
Como é que a Google faz dinheiro com o iPhone?
Bem, apesar do facto de a Google afirmar que apenas apresenta anúncios publicitários em 20% de todas as pesquisas. A gigante da pesquisa não está a contar com as pesquisas comerciais. Ou seja, quando o utilizador vai ativamente à procura de um produto, seja este qual for.
Basta olhar para os termos mais pesquisados nos Estados Unidos em 2018, onde ambos os iPhone da altura estão a ocupar o Top 2. Claro que ver pesquisas relacionadas com o iPhone em Setembro não é de todo uma grande novidade. Mas, também lhe posso garantir que o termo iPhone é sempre um dos mais pesquisados, e é a partir do Google que muitos consumidores vão à procura do melhor negócio para trocar o seu telemóvel, seja este um iPhone ou um Android.
Em suma, o motor de pesquisa Google chama a atenção das lojas, que por sua vez investem forte e feio no Google Ads.
Seria inegavelmente muito interessante perceber quanto dinheiro a Google faz a partir de anúncios entre Setembro e Novembro, altura de lançamento e disponibilização dos novos iPhone.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!