Caso não saiba, a Google tem andado muito amiga da Samsung, como já tivemos a oportunidade de ver com o Google Wear OS 3.0, o sistema operativo para smartwatches da gigante da pesquisa, que tudo indica ser um exclusivo temporário Samsung durante 1 ano, bem como no facto de a Google ter equipado os seus muito recentes smartphones Pixel 6, com aquilo que é um processador Exynos altamente personalizado.
Pois bem, agora temos uns novos indícios de que esta ‘parceria’ pode estar a estender-se ao futuro do mundo Android.
Google e Samsung estão muito amigas. Futuro do Android em jogo?
Portanto, como deve saber, o Sistema Operativo Android, pelo menos como o conhecemos atualmente, tem os seus dias contados! Com o substituto em desenvolvimento já há alguns anos, na forma do SO Fuchsia.
Até aqui tudo certo… Agora, o que é realmente interessante, é que a Samsung é uma das principais partes ativas no desenvolvimento do sistema operativo. O que levanta a questão. Será que vamos ter aqui um repetir do Wear OS 3.0? Com o Fuchsia a chegar primeiro aos smartphones da Samsung, com um período de exclusividade associado?
A transição é certa para o mundo Android, mas a Samsung vai ter uma vantagem clara face à concorrência
O fim do Android OS, para o início de uma nova era, é um plano da Google, e vai acontecer em todo o atual ecossistema Android. A própria base do sistema operativo vai ser diferente, visto que enquanto o Android usa um kernel Linux, o Fuchsia usa um novo código, conhecido como Zircon.
Aliás, além de muitas mudanças, de forma a tornar o sistema operativo mais amigo do mundo mobile, também temos aqui algo, feito de raiz, a pensar a fundo em todo e qualquer aparelho móvel. É que o Fuchsia vai servir tanto para smartphones, como também para smartwaches, tablets, computadores, e até aparelhos IoT.
Por isso, ver a Samsung a ser a primeira a adotar o sistema operativo, possivelmente com um período de exclusividade em cima, vai ser uma jogada simplesmente brutal para a gigante Sul Coreana, muito mais forte que a jogada feita há alguns meses atrás, com o Wear OS 3 na gama Galaxy Watch 4.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que esta amizade da Google com a Samsung tem pernas para andar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!