É inegável que a Google está a dar uma outra primazia à experiência de software nos seus produtos, esquecendo os chips super poderosos, para apostar mais na eficiência energética, e performance onde esta é realmente necessária. É exatamente por esta linha que a gama de smartphones Pixel é agora conhecida, usufruindo de níveis de sucesso muito interessantes, apesar da falta de disponibilidade deste tipo de aparelhos em alguns mercados, como é o exemplo do nosso.
Dito tudo isto, dentro desta filosofia de “software primeiro”, a Google acabou de fechar uma parceria com a Renault, de forma a desenvolver um SDV (Software Defined Vehicle), que por sua vez vai dar origem a capacidades IA diferenciadas para novos serviços dentro dos automóveis do futuro.
Google e Renault juntaram-se para criar um SDV! O que é isto?
Portanto, a ideia aqui é dar origem ao veículo do “amanhã’, o carro do futuro! Para isso, a Google vai primeiramente desenvolver um automóvel virtual, para posteriormente a Renault pegar na base de software, e a adaptar em veículos reais.
A Renault já veio a público dizer que este veículo virtual vai ser o início para uma melhor e continuada integração de novos serviços no mundo automóvel, ao mesmo tempo que leva à criação de um novo onboard inteligente. Em suma, estamos a falar de um veículo capaz de corresponder a todas as expetativas e necessidades de um qualquer condutor.
Estamos assim a falar de melhor deteção e retificação de erros do condutor em tempo real. Uma interface pensava para o utilizador em questão. Propostas de seguros automóvel pensados para a utilização diária do condutor em questão. Implementação de rotas mais seguras, e mais ‘verdes’, com carregadores no caminho, etc…
Está farto de ouvir falar da IA? O automóvel do futuro vai ter muita inteligência artificial!