Google Drive é o scanner de serviço que vai querer usar sempre!

O Google Drive tem vindo a atualizar ativamente o digitalizador de documentos em smartphones Android. No ano passado, o serviço começou a oferecer filtros a preto e branco e opções de formato de saída. Para aumentar a fiabilidade do utilitário, a empresa está agora a introduzir uma funcionalidade que melhora automaticamente as digitalizações efectuadas. Isto significa que graças a esta novidade o Google Drive pode mesmo passar a ser o seu scanner de serviço!

A Google anunciou que está a tornar as digitalizações feitas através da aplicação Drive “mais nítidas e claras” através de ajustes automáticos. Estas melhorias incluem a correção do equilíbrio de brancos, a remoção de sombras, o enriquecimento do contraste, a nitidez automática e a melhoria da luz.

Entretanto o serviço avaliará cada documento digitalizado individualmente e aplicará as edições relevantes conforme necessário. Isto deverá resultar num resultado de maior qualidade e mais profissional que minimiza falhas comuns como sombras, grãos e má iluminação.

O Google Drive já começou a implementar esta novidade de forma faseada

google drive é o scanner de serviço que vai querer usar sempre!

Se ainda não tiver deverá receber ao longo das próximas semanas. Assim a propósito disto o novo scanner estará disponível para todos os utilizadores do Google Drive. Incluindo os clientes do Google Workspace e os que têm contas pessoais.

Entretanto para começar a utilizar o scanner de documentos atualizado, certifique-se de que está a executar a versão mais recente do Google Drive no seu telefone Android. No entanto, dada a natureza gradual deste lançamento, a empresa pode não ativar a funcionalidade no seu lado até ao início do próximo ano como referi acima.

Para além da ferramenta de melhoramento automático recentemente adicionada, o Google Drive continua a permitir que os utilizadores cortem ou rodem as suas digitalizações, apliquem filtros e as limpem antes de as guardarem nos seus dispositivos. O serviço também lhe permite escolher entre os formatos de saída PDF e JPEG.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também