Armazenar ficheiros na cloud significa depositar uma enorme confiança em quem os aloja. Assim a empresa responsável tem mesmo de garantir uma segurança de topo. No entanto, em muitos casos, nem isto resolve. É exatamente o que se está passar com a Google de acordo com um novo relatório de especialistas em segurança. Assim roubam os ficheiros que tem no Google Drive e nem dá por isso!
Google Drive: roubam os seus ficheiros e nem dá por isso!
Aparentemente, existe um exploit que pode permitir que os hackers roubem ficheiros do Google Drive e escapem sem deixar rasto.
Os investigadores da Mitiga Security publicaram as suas descobertas sobre este exploit, que está relacionado com o facto de ter pago ou não uma licença do Google Workspace. Evidentemente, os registos de utilização só se mantêm se estiver a pagar pelo serviço e, se não estiver, não há qualquer registo do que se tem passado no seu espaço supostamente privado do Drive.
Assim, se algum utilizador mal-intencionado conseguir comprometer uma conta do Google Workspace, pode revogar esta licença. Uma vez que a conta é oficialmente “Cloud Identity Free”, são capazes de fazer o que quiserem sem que haja qualquer registo do que está a acontecer.
A Mitiga afirma ter notificado o Google sobre o problema, embora a empresa aparentemente não tenha respondido. Esperemos que esteja realmente a encontrar uma solução para esta situação, porque é um problema bastante sério.
Como salienta o site TechRadar Pro, é essencial saber quais os ficheiros comprometidos e levados durante uma violação de dados. Saber que dados foram roubados significa que as vítimas podem ser melhor informadas sobre os riscos de roubo de identidade, fraude ou outras consequências semelhantes. Sem registos adequados, é impossível fazer esse tipo de análise.
Este problema não facilita o acesso à conta, mas as pessoas podem fazer o que quiserem, seguros de que não haverá qualquer registo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!