O Google Drive permite-nos partilhar ficheiros de uma forma muito simples e até fazer uma cópia de segurança do que temos no computador. No entanto, precisamos de ter certos cuidados para que as coisas não corram mal. Por exemplo, podemos querer partilhar apenas um documento para ser visto mas não editado ou gravado. A boa notícia é que o podemos fazer.
Google Drive: como partilhar ficheiros com segurança
Depois de acedermos aqui ao Google Drive basta darmos um clique em novo e depois escolhermos o documento que queremos criar. Pode ser um documento de texto, folha de cálculo, uma apresentação, um formulário, etc.
Assim que tivermos escolhido e surgir uma nova janela temos de ir à opção partilhar que está disponível no canto superior direito.
Entretanto depois de darmos um nome ao documento surge uma janela chamada Partilhar com pessoas e grupos. A seguir só temos de dar um clique na roda dentada.
Depois temos de tirar o vista da opção os leitores e comentadores podem ver as opções para transferir, imprimir e copiar.
A partir desse momento vamos poder partilhar o nosso documento mas ninguém o vai poder transferir, imprimir ou copiar.
Mas há outra coisa que é necessária fazer. Isto se fizermos a partilha por link.
Assim em Obter link temos de passar de modo restrito para qualquer pessoa com o link. Entretanto à frente, temos de alterar a opção para visualizador.
Quando a alteração estiver feita basta darmos um clique em concluído.
Como vê não é difícil tornar os ficheiros mais seguros no Google Drive. Fazendo isto vai poder partilhar documentos ao mesmo tempo que se certifica que ninguém os vai alterar.
É verdade que pode parecer uma coisa pouco importante, mas na realidade nada é demais quando se trata de garantir a segurança dos nossos próprios documentos.
Costuma utilizar o Google Drive? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!