No ano passado, a Google anunciou que iria começar a implementar novas tecnologias, com um grande foco na proteção, na sua muito popular suite de ferramentas online, onde claro está, temos de incluir a Google Drive. Tudo em resposta aos muitos ataques que têm sido feitos, em forma de spam no Google Calendar e Drive, graças a eventos e ficheiros suspeitos. (Uma nova tendência provocada pela pandemia de COVID-19, onde o teletrabalho ganhou uma nova importância, e os eventos online são uma constante.)
Pois bem, devido a todos estes ‘ataques‘, a equipa da Google responsável pela G Suite decidiu implementar algumas medidas. Desta forma, agora vai começar a ver algumas ‘bandeiras’ em ficheiros estranhos, ou suspeitos.
Como pode ver na imagem em baixo.
Google Drive ficou ainda melhor. Agora avisa se tiver ficheiros ‘estranhos’
Portanto, depois de vermos ferramentas de autobloqueio para o Calendário e Drive, vamos ter agora a chegada de um sistema de ‘flags‘. Muito resumidamente, vai ser uma espécie de antivírus proativo, capaz de perceber se o ficheiro que está a pré-visualizar tem alguma coisa menos boa escondida.
É basicamente uma reinvenção do sistema que a Google já tinha implementado, e que agora está completamente ultrapassado. Por isso, agora, a gigante da pesquisa é capaz de apanhar tentativas de phishing, ataques via malware ou ransomware, entre muitas outras coisas.
Em suma, uma novidade muito bem vinda!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma novidade bem vinda? Ou nem quer saber e abre tudo sem sequer olhar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!