Google Drive: agora é ainda mais fácil digitalizar documentos!

O Google Drive é sem dúvida das melhores plataformas para quem procura guardar ficheiros. Dá acesso ilimitado a todos os sistemas operativos e a aplicação Web também não deixa de ter funcionalidades. Além disso, todos os documentos criados com as ferramentas da Google, como o Sheets, o Slides e o Docs, são automaticamente sincronizados com o Drive. O Google também permite tirar fotografias e carregá-las como documentos através da aplicação Google Drive para Android. Entretanto para tornar tudo mais simples uma atualização recente deu à interface do scanner de documentos do Google Drive uma nova camada de tinta.

Google Drive: agora é ainda mais fácil digitalizar documentos!

A Google atualiza regularmente a interface do utilizador das suas aplicações, para que estejam em conformidade com as mais recentes diretrizes do Material Design e pareçam fazer parte da família. O Drive recebe a sua quota-parte de actualizações, com melhorias recentes centradas em tornar a IU da Web mais fácil de navegar, caso adore organizar itens em pastas. Em tablets maiores, pode reparar que a aplicação Drive para Android mostra agora os ficheiros guardados juntamente com o tamanho do ficheiro numa lista densa em vez da vista de miniaturas, que não ajudava muito os documentos. Para que não nos esqueçamos, os princípios do Material Design 3 também foram implementados.

No entanto, há muito tempo que a Google não atualizava a interface do scanner de documentos.

Agora isto mudou. Depois de abrir a interface de utilizador do digitalizador de documentos utilizando o botão de ação flutuante (FAB) irá notar muitas alterações, como a marca do Google Drive na parte superior do ecrã e um novo modo de Captura Automática ativado por predefinição na parte inferior. Este último tira automaticamente uma fotografia quando os limites da página estão focados e enquadrados na moldura. Também pode mudar para o antigo modo Manual se preferir utilizar o botão do obturador para digitalizar como refere o site AndroidPolice.

Após o primeiro disparo, verá uma nova janela de Pré-visualização onde a barra inferior apresenta opções como Cortar e Rodar, Filtrar, Retomar e Eliminar. Logo acima, pode tocar no botão + na miniatura para digitalizar a página seguinte. Quando tiver digitalizado todas as páginas do documento de forma satisfatória, basta premir o botão Done (Concluído) no canto superior direito do ecrã de pré-visualização. No último passo, pode definir o nome de ficheiro do documento e o nome da página seguinte.

As novas alterações libertam mais espaço no ecrã para pré-visualizar o documento, o que é útil para ajustar os limites das páginas detectadas automaticamente. Também torna o processo de captura mais fácil.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também