Google diminuiu a velocidade de carregamento do Pixel Watch

Com o Pixel Watch 2, a Google abandonou a solução de carregamento sem fios encontrada no modelo original. Isto em favor de um mecanismo baseado em pinos, como visto no Fitbit Sense 2 e Versa 4. A Google diz que a nova solução permite que o Pixel Watch 2 carregue com mais rapidez e eficiência. Mas se compararmos o tempo de carregamento de 0-100% para ambos os relógios Google, o modelo mais recente é apenas cerca de 5 minutos mais rápido. Entretanto isso foi antes de a Google lançar silenciosamente uma atualização de firmware para o Pixel Watch original para diminuir suas velocidades de carregamento. Mas antes de apontar o dedo à Google há uma razão para isto que explicamos mais abaixo e não foi um mau motivo.

Google diminuiu a velocidade de carregamento do Pixel Watch

A Google atualizou a página de especificações do Pixel Watch na altura em que o seu sucessor foi lançado para refletir os novos tempos de carregamento mais longos. Anteriormente, era possível carregar o wearable de 0-50% em 30 minutos, o mesmo que o Pixel Watch 2. Um carregamento completo demorava cerca de 80 minutos. Mas após uma atualização de firmware, o dispositivo demora 45 minutos a atingir a marca dos 50% – um aumento de 15 minutos. Chegar aos 80% demora 75 minutos, um aumento de 20 minutos. Quanto a um carregamento completo, demorará 110 minutos, um aumento de 20 minutos.

Pixel

Em comparação, o Pixel Watch 2, com o seu novo mecanismo de carregamento baseado em pinos, demora 30 minutos para um carregamento de 50%, enquanto que para atingir a marca dos 80% demora 43 minutos. Um carregamento completo é efetuado em 75 minutos. Em comparação com os novos (e mais lentos) tempos de carregamento do Pixel Watch de primeira geração, os tempos de carregamento do Pixel Watch 2 são consideravelmente mais rápidos. É também mais eficiente.

Estas alterações foram confirmadas pela Google numa declaração ao 9to5Google. A “atualização de firmware para os Google Pixel Watches exigiu que revíssemos os tempos de carregamento. Os novos tempos são o que o utilizador médio irá experimentar”. Idealmente, a empresa deveria ter comunicado esta mudança de uma forma melhor, especialmente porque torna um dispositivo que está no mercado há um ano objetivamente pior. Além disso, a Google vendeu inicialmente o wearable com capacidades de carregamento rápido e depois retirou-as silenciosamente.

Uma mudança devido ao calor

Embora a Google não tenha especificado a razão por trás da redução do tempo de carregamento do Pixel Watch, a mudança provavelmente decorre do calor gerado pelo carregamento rápido. Presumivelmente, isso também estava a causar a queda da placa traseira de algumas unidades do Pixel Watch. Alguns relatórios no Reddit indicam que a atualização do firmware garantiu que o relógio permanece muito mais frio quando está a ser carregado. Esta atualização de firmware para o Pixel Watch não está ligada à recente atualização de outubro e chegou meses antes.

Mesmo que não goste da mudança, não há muito que possa fazer. Tudo porque não é possível fazer o downgrade para um firmware mais antigo. Pelo lado positivo, um processo de carregamento mais frio irá beneficiar o Pixel Watch original a longo prazo e potencialmente aumentar a sua vida útil.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também