Google instaurou processo contra criador de críticas falsas!

A Google anunciou que instaurou um processo de proteção do consumidor contra o alegado mentor de um esquema de críticas falsas. Dito isto, a gigante dos motores de busca acusou Ethan QiQi Hu de criar perfis de empresas falsas nos serviços Google para vender.

Google instaurou processo contra criador de críticas falsas!

A ação judicial afirma que este utilizador criou listas online falsas para empresas que não existem e reforçou-as com críticas falsas. A listagem e os pedidos de informação de consumidores confusos eram depois vendidos a indivíduos e entidades que pretendiam promover as suas empresas nas plataformas da Google.

A Google afirmou ainda que as pequenas empresas que compram os serviços de Hu também foram enganadas. Tudo porque ele fez afirmações infundadas e impossíveis sobre a garantia de uma posição favorável nos resultados de pesquisa da Google.

google russia

De acordo com a Google os clientes confiam neste motor de busca para fornecer informações fiáveis, como as críticas das empresas. A Google refere também que se as críticas falsas proliferarem nos seus serviços, os consumidores perderão mais dinheiro. De facto, as críticas falsas levam as pessoas a perderem, pelo menos, 125 dólares por ano.

Entretanto a Google afirmou que está a trabalhar com a FTC e outras entidades reguladoras mundiais, partilhando os seus conhecimentos num esforço para combater as críticas falsas e outros apoios enganosos. Renny Hwang, Diretor de Litígios da Google, afirmou: “Continuaremos a dar prioridade à confiança e à segurança das empresas e dos consumidores através de litígios proativos e do investimento em tecnologia para garantir a fiabilidade da informação nas nossas plataformas”.

Lutar contra avaliações falsas é uma batalha contínua para o Google. Só em 2022, protegeu 185 000 empresas de novos abusos. Isto depois de ter detetado atividades suspeitas. Também impediu a criação de 20 milhões de perfis de empresas falsos durante o ano e continuou a investir em tecnologias para manter as informações legítimas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também