Google criou uma bateria muito original! Experimente já

A Google aproveitou o poder da aprendizagem de máquina para colocar os utilizadores que até têm jeito para a música a tocar bateria. O segredo está numa ferramenta integrada no navegador chamada Beat Blender.

Experimente aqui a bateria no seu computador, smartphone ou tablet! Clique aqui.

A ferramenta é feita numa versão Java da framework de código aberto TensorFlow criada por dois engenheiros da equipe do Creative Labs do Google e pela equipa responsável pela framework Magenta AI.

google criou uma bateria muito original! experimente já

Na prática o Beat Blender é uma ferramenta que cria batidas de bateria baseadas numa espécie de gráfico.

Os utilizadores controlam as batidas de duas formas; modificando os cantos do quadrado que controla a batida do tambor, ou arrastando um ponto para mudar a batida em tempo real. Os utilizadores também podem desenhar uma linha que irá produzir a batida do tambor.

Pode utilizar os mais variados tipos de sons para criar a batida mais original do mundo!

google criou uma bateria muito original! experimente já

O sistema funciona sintetizando novas batidas a partir de várias predefinições. Cada canto pode ser definido para uma batida pré-definida, sendo que mover o ponto entre eles incorpora vários graus de cada batida diferente.

Através da aprendizagem de máquina, o sistema analisa e combina as batidas para produzir um resultado coerente.

Essas batidas dinâmicas podem ser editadas em grande escala e em tempo real, permitindo que os utilizadores criem essencialmente um conjunto totalmente personalizado de batidas. Resumidamente, através da magia da IA, qualquer pessoa com um smartphone ou PC passa a ter uma bateria electrónica fácil de utilizar e disponível no navegador.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também