Google: algumas contas grátis vão passar a ser pagas!

A Google disponibiliza dois tipos de contas, nomeadamente as grátis que normalmente terminam num endereço de email @gmail.com e as pagas. Neste último caso e especialmente nas empresariais podemos ter os nossos próprios domínios configurados. No entanto também  existiram um terceiro tipo de contas que apesar de nos permitirem ter o nosso próprio domínio eram grátis. Ora passado tantos anos isto vai chegar ao fim!

Google: algumas contas grátis vão passar a ser pagas!

A Google começou a informar as pessoas por email como refere o site 9to5Google. Dito isto, as contas G Suite legacy free edition que existiram ao longo de tantos anos vão deixar de estar disponíveis a partir de 1 de Julho de 2022.

Quem quiser manter as contas tem essa possibilidade mas terá de pagar. O preço também não será extremamente caro. Ou seja, cerca de 6 Euros por mês. Seja como for é a transição de uma conta grátis para paga e isso nunca agrada a ninguém. Seja como for a Google está a oferecer descontos para os primeiros 12 meses. Isto para tornar a transição mais simples.

Google Drive, Google contas grátis

Estas contas foram descontinuadas para novos utilizadores no dia 6 de Dezembro de 2012. No entanto, nessa altura, muitas pessoas já eram clientes. Assim continuaram a utilizá-las. Pelo menos até agora. O fim para quem não quiser pagar pode ser um problema. É que muitas pessoas têm essa conta associada a muitos serviços como Play Store, Google TV e outras. Um aspeto importante é que quem não quiser fazer o upgrade perde o acesso a tudo.

Há alternativas?

A Google não tem uma forma de transferir os conteúdos pagos de uma conta para outra. Assim quem tiver muita coisa nesta conta grátis não tem outra opção senão pagar. Claro que é possível mover emails, fotos e outros dados. Mas aquilo que pagámos vai-se.

Se está afetado por este problema então será notificado pela Google via email.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também