Google alerta utilizadores do Chrome no Windows e Mac!

A Google está a trabalhar rapidamente para corrigir uma falha perigosa no Chrome. Na prática pode permitir que executem aplicações no computador e lancem ataques. É por esse motivo que a Google lançou o alerta para utilizadores do Chrome no Windows e Mac!

Google alerta utilizadores do Chrome no Windows e Mac!

Esta vulnerabilidade está presente no Blink. O motor do Chrome pertencente ao projeto Chromium. Resumidamente, é a parte responsável por converter código em tudo o que vemos quando visitamos uma determinada página na Internet.

A falha que já tem atribuído o código CVE-2021-21193 tem uma classificação de 8.8 em 10 na escala de vulnerabilidades. Isto significa que tem bastante gravidade como refere o site Threathpost.

Google Chrome 81 falha

Para que a vítima caia neste ataque apenas tem de visitar uma determinada página. Isto é algo muito fácil de se fazer. Sobretudo porque os emails desenvolvidos para enganar as pessoas estão cada vez mais sofisticados.

Neste momento não há muito mais informações. Tudo porque a Google não quer que mais pessoas se apercebam deste problema e o possam explorar.

O que posso fazer enquanto não sai uma correção?

Bem, é ter o dobro do cuidado nos sites que visita e sobretudo não cair nos esquemas que chegam por email. Não visite nada que lhe possa parecer suspeito!

A propósito disto voltou a circular na Internet um ataque de phishing relacionado com a pandemia. Falo de um email que parece ser enviado por um hospital e afirma que a pessoa que o recebe esteve exposto ao Coronavírus e tem de ser testado. Por exemplo, por ter estado em contacto com uma determinada pessoa, numa zona, etc.

De facto, na altura em que vivemos, temos mais tendência para cair em esquemas, especialmente quando parece surgir de um hospital. Por isso tenha mesmo muito cuidado! É que há sempre perigos à espreita!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também