Passwords com IA? – Hoje em dia, em que as palavras-passe simples, que utilizámos toda a nossa vida, são tão úteis como chuva no meio do oceano… Faz todo o sentido ter alguma ajuda durante o processo de criação da palavra-passe, de forma a proteger os nossos dados da melhor forma possÃvel, sejamos nós um utilizador novato, casual, ou experiente.
Afinal, a grande maioria dos utilizadores continua a teimar não utilizar métodos de autenticação adicionais, como é a autenticação por dois fatores, ou similar. Por isso, como apenas as ferramentas automáticas conseguem ser aceites pelas massas, a Google vai adicionar uma coisinha gira ao Chrome.
Google Chrome vai ter passwords cheias de IA!
Portanto, se por acaso já utiliza o Google Chrome, poderá ter reparado num pop-up “sugerir palavra-passe forte”. Pois bem, ao que tudo indica, o pop-up pode subir de nÃvel e utilizar IA para gerar palavras-passe.
Algo que parece interessante, mas… Até que ponto é seguro utilizar a IA para criar uma palavra-passe?
De forma mais concreta, a Google está a planear incorporar o seu Gemini no Chrome, a começar pela sugestão de palavras passe.
A utilização de IA para gerar palavras-passe pode ser um fator de mudança, uma vez que é mais provável que as palavras-passe sejam mais fortes do que as criadas por humanos. No entanto, isso não quer dizer que os hackers não consigam contornar o sistema da mesma forma.
Dito isto, o Google Gemini é uma LLM (Large Language Model) e, como todos as LLMs, pode ser vÃtima de fugas causadas por prompts ou hacks de injeção. Estes hacks são criados para enganar a IA e levá-la a fornecer informações privadas, como detalhes de login.
Em suma, quando se trata de tecnologia, nada é 100% seguro. Os riscos estão presentes em praticamente tudo, independentemente do facto de serem mÃnimos. A Google irá provavelmente implementar várias funcionalidades de segurança para garantir a máxima segurança do utilizador.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!