A Google tem tentado meter um travão nos sites com conteúdo multimédia de reprodução automática, com várias actualizações ao Chrome que permitem que o utilizador silencie o site manualmente, algo que agora já não será necessário.
Uma das coisas mais chatas que acontecem quando estamos a navegar com o Google Chrome, é abrir um site e do nada começar a reprodução de um vídeo, isto com um volume exagerado, especialmente quando estamos a utilizar auscultadores.
Por isso, com a próxima actualização, o browser irá apenas reproduzir vídeos automaticamente se estiver em modo silencioso ou então apenas se o utilizador clicar no vídeo.
Originalmente esta funcionalidade deveria ter chegado com a actualização 64 do Chrome em Janeiro, mas foi um adiada um pouco, chegando agora na actualização 66.
A Google está a chamar esta nova funcionalidade de “Autoplay Unificado”, o objetivo é evitar que os utilizadores vão ao encontro de ruído desnecessário ou até mesmo que gastem dados desnecessariamente, dando um controlo significativamente maior da experiência de navegação.