O Chrome já permite tirar o áudio que está a chegar a partir de um separador. Para isso basta darmos um clique nele com o botão direito do rato e escolher a opção desativar o som do site. No entanto, o objetivo da Google é sempre simplificar. Dito isto, está a experimentar um novo design para esta funcionalidade. Assim, já não será necessário estarmos a usar o botão direito do rato. Vamos então olhar para a novidade nos separadores do Google Chrome.
Google Chrome testa uma novidade nos separadores. Teste já!
O site Chrome Story revelou que na última build temos uma nova flag chamada Tab audio muting UI control. Para já, o Chrome até já mostra um indicador de som quando um separador está a reproduzir áudio. Mas com esta flag ativada, o ícone transforma-se num botão de mute quando passamos por cima dele com o rato. Isto funciona exatamente como a função de desativar o som atual. No entanto, corta um passo.
Embora seja uma novidade no reino do Chrome, o Firefox já disponibiliza esta novidade há algum tempo.
Para ativar desde já esta função tem de descarregar o Chrome Canary. Depois abra o endereço chrome://flags. A seguir pesquise por Tab audio muting UI control e escolha Enabled. O Chrome vai pedir para reiniciar e quando fizer isso surge o botão mute.
Esta flag está disponível no macOS, Windows, Linux e Chrome OS. No Android esta função ainda não está disponível. Pelo menos para já.
Para além desta novidade a Google tem vindo a testar outras melhorias no Chrome.
Como sabe, o modo atual picture-in-picture do Google Chrome só consegue reproduzir vídeos.
Com o próximo update será possível reproduzir conteúdo HTML interativo neste modo. Ou seja, o multi-tasking será mais simples.
O projeto chama-se PIP 2.0 e tem como principal objetivo facilitar o acesso ao conteúdo HTML interativo. Na prática teremos uma experiência mais rica quando navegamos a Internet já que, por exemplo, a nível informativo podemos estar a ler texto num determinado site e a vermos vídeos alusivos a esse conteúdo e outros formatos numa pequena janela enquanto deslizamos.
Dito isto, é algo importante mas que pode dar origem a alguns perigos. Imaginemos o que é utilizarem essa janela em segundo plano com um chamariz para tentarem capturar os nossos dados?
A Google pensou nisso e como tal está a estudar algumas medidas para proteger os utilizadores. Assim, vai desativar pedidos de permissão ou sistemas de preenchimento automático nesta janela. O objetivo é que a experiência de facto seja melhor, mas também mais segura.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!