Google Chrome no Android 12 vai ficar parecido com o do PC!

Os separadores do Chrome podem ser organizados de várias formas diferentes. Isto claro dependendo da plataforma. Se estivermos no computador podemos organizar os separadores em grupos. Pessoalmente não é uma coisa que utilize muito mas dá muito jeito. No Android é possível fazer-se o mesmo. No entanto, há uma diferença. É que não conseguimos ter múltiplas instâncias do Chrome a correr como acontece no PC ou no Mac. Isto vai mudar na nova versão do Google Chrome no Android 12. Dito isto, teremos um suporte para multi-instâncias e também um novo gestor de janelas.

Google Chrome no Android 12 vai ficar parecido com o do PC!

Imagem: XDA-Developers.com

Nas últimas semanas chegaram várias alterações ao código com a designação “multi-instância”. Assim isto adiciona um novo botão ao menu de contexto do Google Chrome sempre que o dispositivo entra no modo de ecrã dividido. Assim se carregarmos em Nova Janela vamos ter uma nova instância do Chrome na outra metade do ecrã. Para além disso, sempre que uma segunda instância do Chrome é executada surge uma opção no menu que permite gerir as janelas. Mostra todas as janelas ativas e quantos separadores estão abertos dentro delas. É possível abrir até cinco! Depois o estado de cada instância é guardado no Chrome permitindo que tudo fique lá, mesmo depois de reiniciar como refere o XDA.

Chrome no Android 12
Imagem: XDA-Developers.com

Uma vez que cada janela é uma nova instância do Google Chrome, elas surgem separadamente na lista de aplicações recentes do Android. Faz lembrar quase o que acontecia por engano no Android 5.0 Lollipop. Aí, o sistema operativo misturava os separadores do Chrome com as apps recentes. Isto desapareceu na versão 6. Ora quem gostava dessa função vai receber de braços abertos esta nova função.

Chrome no Android 12
Imagem: XDA-Developers.com

Entretanto o mais interessante é que já pode testar esta função. No entanto, há alguns requisitos. Em primeiro lugar necessita de ter o Android 12. Depois tem de instalar o Chrome Beta, Dev ou Canary com a flag instance-switcher ativada.

Escusado será dizer que nas futuras versões do Chrome isto já estará disponível.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também