Google Chrome está a receber um FAB. Sabe o que significa? 

O Google Chrome está pronto para adotar um novo elemento de design chamado Botão de Ação Flutuante (FAB). Os FABs têm sido um elemento básico da linguagem Material Design da Google, aparecendo em aplicações essenciais como o Gmail, Google Maps e Google Keep. Agora, o Chrome está pronto para se juntar a esta lista de aplicações.

Google Chrome está a receber um FAB. Sabe o que significa? 

De acordo com a Google, um FAB é “um botão de grande destaque que permite ao utilizador executar uma ação principal numa aplicação”. Normalmente, está posicionado no canto inferior direito do ecrã e promove uma ação única e específica. Em aplicações como o Google Keep, é utilizado para criar novas notas, enquanto no Google Maps, centra o mapa na localização do utilizador.

O site AndroidAuthority deu conta do FAB na última versão beta do Chrome (127.0.6533.23). Neste caso é dedicado ao lançamento de um novo separador a partir do ecrã de visão geral dos separadores. Em comparação com a atual colocação do botão do novo separador no canto superior esquerdo, o FAB no canto inferior direito é definitivamente uma escolha mais intuitiva.

É provável que a integração de FABs nas aplicações do ecossistema da Google continue. Aplicações como o Gmail, o Google Maps e o Google Keep já incluem FABs para acções rápidas. De facto, o Google Drive tem atualmente dois FAB: um dedicado a iniciar um novo processo de carregamento/criação e um atalho de câmara recentemente adicionado para digitalizar rapidamente um documento. Além disso, a Google tem estado a experimentar um FAB para o Gemini em várias aplicações, como o Google Messages e o Gmail.

Embora o FAB do Chrome ainda não esteja disponível na versão estável, o seu aparecimento na versão beta sugere um lançamento público iminente. Seja como for é bom que a Google esteja a uniformizar cada vez mais as aplicações, tornando estes elementos de design semelhantes.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados