A Google lançou o alerta para todos os utilizadores que não passam sem o Chrome para navegarem na Internet. É que de facto, um dos mais conhecidos e utilizadores browsers no mundo, o Google Chrome, está a ser atacado e os utilizadores estão em risco.
Google Chrome está a ser atacado e milhões já estão em risco!
A Google já confirmou este ataque no blog oficial, o terceiro repentino em 2022, também conhecido como ataque zero-day. A Google avisa que existe um exploit para o CVE-2022-1364 à solta e como tal os criminosos vão conseguir contornar as proteções do Chrome e atacar os computadores de quem o está a utilizar. O pior de tudo é que todas as plataformas estão vulneráveis. Ou seja, quem está no Windows, macOS, Linux ou Android está em perigo.
Para proteger os utilizadores do Chrome, o gigante dos motores de busca, não revela como é que este ataque pode ser feito. No entanto na Internet já está disponível a forma como as pessoas se podem aproveitar desta falha.
O problema aqui está num componente do Chrome que é responsável por processar Javascript e que está no coração do Chrome. Entretanto esta é a segunda vez em três semanas que surge um problema com este motor de renderização.
Em resposta, a Google lançou uma nova versão do Chrome (100.0.4896.127) mas avisa que ainda não está disponível para todos. Dito isto, é necessário em alguns casos forçar manualmente a instalação. Para isso, basta carregar no menu de três pontos no canto superior direito, escolher a opção ajuda e depois acerca do Google Chrome.
Este é um problema que se tem vindo a tornar cada vez mais grave. Os ataques não param de aumentar. Entretanto já em Março a Google admitiu que estes ataques ao Chrome e a outros browsers estão a multiplicar-se rapidamente na Internet e todo o cuidado é pouco!
Assim, em caso de dúvida, mantenha sempre o seu browser atualizado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!