Google lançou o Chrome 99. Veja o que há de novo!

A Google tem estado a lançar novas versões do Chrome com muita rapidez. Dito isto, algumas semanas depois de ter lançado o Chrome 98, eis que acaba de chegar à Internet o Chrome 99. No caso desta versão a maioria das alterações estão escondidas no interior. No entanto, também há coisas muito interessantes no exterior.

Google lançou o Chrome 99. Veja o que há de novo!

Logo à partida o novo browser permite-nos remover apps web através das definições do Windows. Tal e qual como se estivéssemos a remover aplicações normais instaladas no Windows. Entretanto e especialmente para programadores a Google finalizou uma experiência antiga que tinha iniciado no Chrome 91. Uma API de reconhecimento de escrita. Na prática permite aos programadores criarem apps que permitem tirar notas ou desenhar com bastante facilidade.

Ainda no campo das novidades para programadores temos também uma experiência mais interessante quando precisamos de adicionar uma data no smartphone ou computador.

Chrome 99

Mudanças nos bloqueadores de publicidade

A Google quer alterar a forma como os bloqueadores de conteúdos funcionam no browser. A ideia da Google é reduzir os recursos utilizados pelos bloqueadores de conteúdos. No entanto, muitos programadores suspeitam que a Google quer fazer isto para tornar os bloqueadores menos eficientes. Seja como for, apesar de as extensões já lançadas poderem utilizar o método antigo até ao próximo ano, a Google não permite agora que quaisquer novas extensões utilizem o chamado Manifesto V2. Assim terão de contar com o Manifesto V3, que apenas permite bloquear listas mais pequenas.

Nova interface para downloads

No ano passado falou-se de uma nova interface de downloads no Chrome. Esta alteração, embora experimental, revelou um ícone muito semelhante ao que a Microsoft resolveu implementar no Edge. Por exemplo, a aposta da Microsoft substituiu a tradicional barra do Chrome que surge no fundo do ecrã.

A Google adicionou um círculo à volta do ícone de download na barra de ferramentas do Chrome. O anel surge durante as transferências ativas e preenche-se com base no progresso do download. Após a conclusão, um novo botão (uma seta de download simples) ocupa o lugar do anel. Por enquanto, o botão permanece azul depois do download estar concluído, mas isto deverá sofrer alterações em breve. Quando implementado, o ícone passará de azul para cinza quando o botão for premido ou cerca de 1 minuto após o download estar concluído.

Isto está a aparecer aos poucos no Chrome.

A nova versão do Chrome já está a chegar à Play Store mas se ainda não a tem pode descarregar aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também