A Google levou algum tempo a distribuir o Chrome 81 devido à pandemia que se faz sentir em todo o mundo. Foi um excelente esforço, porque estas versões dão sempre bastante trabalho. No entanto, não faria mal ter-se esperado mais um pouco. É que seis dias depois da disponibilização do Chrome 81 a Google anunciou ter descoberto uma falha “zero-day” no código deste browser.
Alerta! Google Chrome 81 tem uma falha de segurança! Atualize já!
Ainda assim não se preocupe. É que já está disponível uma correção online. Ela está disponível com a última versão descarregável do Chrome, a 81.0.4044.113. A Google está a forçar a instalação desde update para evitar falhas de segurança.
A Google não revelou detalhes específicos acerca da natureza desta falha crítica. No entanto, a descrição da atualização revela que o reconhecimento de voz está em causa. Lembro que devido à pandemia do COVID-19, a próxima grande atualização, ou seja, o Chrome 82, foi completamente cancelada. Assim, as alterações e desenvolvimentos planeados para esta versão foram transferidas para o Chrome 83.
Lembro que a nova versão do browser não altera radicalmente o funcionamento. Mas há algumas novidades importantes a assinalar
Primeiro, temos a Realidade Aumentada (RA). A Google está a reforçar o suporte da realidade aumentada no Chrome 81, disponibilizando aos programadores mais ferramentas.
A Google tem sido um grande defensor da realidade aumentada e lançou recentemente uma nova funcionalidade de pesquisa que permite que os utilizadores com dispositivos compatíveis coloquem animais específicos no mundo real. Isto dá-nos uma dimensão e uma experiência que não é preciso obtermos com uma fotografia normal.
A nova versão também chega com o suporte para NFC nos dispositivos móveis.
Por fim, também teve direito a muitas outras melhorias para facilitar a interação. A principal é a nova barra multimédia para o Chrome no Android que pode ser usada para ajustar a reprodução de conteúdos no painel de notificações de um utiliador. Esta funcionalidade será bem-vinda por qualquer pessoa que goste de ouvir áudio a partir do Chrome.